Enquanto você espera os “leads” na sua empresa, o concorrente aplica o T.B.C. e fecha o negócio
Enquanto você espera os “leads” na sua empresa, o concorrente aplica o T.B.C. e fecha o negócio

Enquanto você espera os “leads” na sua empresa, o concorrente aplica o T.B.C. e fecha o negócio

O que é melhor para o seu negócio: esperar os "leads" caírem no seu colo, ou sair para buscar o cliente la fora?

Afinal de contas, o que é “lead”?

Lead é o contato que alguém deixou com você ou com a sua empresa, através do seu site ou com a sua agência, acompanhado de algumas informações básicas, como: nome, telefone, profissão, e-mail e, quando bem elaborado, você consegue também, o nome da empresa onde ele trabalha e o cargo que ocupa.

E o que é T.B.C?

T.B.C., nada mais é do que a técnica de “Tirar o Bumbum da Cadeira” para visitar o cliente que está do lado de fora da empresa. Muito conhecido também como “prospecção”. É conhecer o seu cliente pessoalmente.

Neste caso, o que é melhor para o seu negócio?

Que a tecnologia veio para ficar, e até mudar a forma de se vender no Brasil, ninguém pode negar, porém, entendo que a prática de buscar “leads” através da internet, ou agências especializadas, não vai além de um “algo mais” dentro de uma estratégia de vendas. Essa prática pode até fazer parte do processo, mas não é a única e muito menos, a mais importante. Cuidado!

Sempre quando converso com empresários, é comum ouvir deles, a seguinte colocação: “Esta semana recebi dezenas de leads, mas não consegui vender para nenhum deles, será que esse negócio funciona de verdade”? Antes de responder a essa questão eu costumo perguntar a eles:

1 - Você preparou a sua equipe de vendas antes de passar esses contatos a eles? Eles sabem o que falar, como falar e quando falar?

2 - Você ou alguém qualificado acompanhou esses contatos?

3 - Você tem certeza que esses “leads” é o perfil que você realmente busca para o seu negócio? Eles têm o seu DNA? Eles foram selecionados e filtrados de forma criteriosa?

4 - Quais as ferramentas vocês têm utilizado para convencer esses “leads” a aceitar a sua proposta?

5 - Você utiliza apenas esta estratégia de vendas, ou tem alguém preocupado em buscar os seus próprios clientes do lado de fora?

Agindo desta forma, e na maioria das vezes, eles mesmos acabam descobrindo as razões de tantos insucessos, mesmo conquistando centenas de "leads" pela internet. Muitos empresários se dão bem com isto, outros, nem tanto.

O mercado é um verdadeiro aquário de oportunidades, mas o que fazer se os seus concorrentes também descobriram este segredo? Eu diria que isto funciona como uma pescaria, onde aquele que tem o melhor equipamento e as melhores iscas, é que irá conseguir “fisgar” os melhores peixes. Ao contrário daquele que arma uma rede para “capturar” toda e qualquer espécie que por ali costumam transitar. Na maioria das vezes, a rede consegue uma maior quantidade de peixes, mas por outro lado, os melhores ficarão com aquele que utilizou o melhor anzol para fisgá-los. Cabe aqui, você decidir o que é melhor para o seu negócio. QUANTIDADE ou QUALIDADE? Clientes e parceiros a longo, pequeno ou médio prazo? A escolha é sua!

Eu costumo dizer que o “cliente” você conquista, abraça e fideliza, e o "freguês" você captura, embrulha e envia para o concorrente mais próximo.

Conclusão:

Tenha na sua equipe de vendas, pessoas qualificadas, treinadas, motivadas e devidamente preparadas para buscar clientes do lado de fora da sua empresa. A tecnologia ajuda, mas jamais irá substituir o contato pessoal, portanto, procure contratar pessoas que gostam de gente e não apenas de computador.

Sucesso e bons negócios!




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