Endomarketing funciona?

A satisfação do colaborador é algo de extrema importância

O endomarketing como o próprio nome diz, é o marketing voltado para dentro. Utilizamos assim, estratégias para o público interno de uma organização.

O endomarketing não é responsabilidade apenas do Marketing e nem do RH, mas de ambos para que as estratégias funcionem. A Comunicação Interna precisa está funcionando de maneira clara e objetiva, fazendo com que cada colaborador perceba que tem um importante papel na construção do todo na empresa.

Enfim como posso utilizar o endomarketing? Será que isso faria alguma diferença?

Tradicionalmente no Marketing nosso principal foco é público externo. Então, utilizaremos as mesmas técnicas do Marketing tradicional, só que nesse caso com o nosso público interno, ou seja, nossos colaboradores.

Um bom exemplo de endomarketing seria a entrada de um novo produto ou serviço no mercado. Em vez da Comunicação Interna apenas informar por meio de um e-mail convencional, planejamos de forma atraente a apresentação de nosso novo produto/serviço através de cartazes, e-mail marketing, intranet e etc. Conquistando o público interno, o produto/serviço fica de certa maneira algo mais fácil de ser oferecido posteriormente a o público externo.

O colaborador é nosso primeiro cliente.

A FIAT é um ótimo exemplo na utilização do endomarketing. Eles promovem eventos culturais, cursos de idiomas, festas de formatura e casamento aos colaboradores e seus familiares. Utilizam a intranet para debates e sugestões entre colaboradores e supervisores.

A satisfação do colaborador é algo de extrema importância. A expressão “vestir a camisa da empresa” se encaixa bem nesse contexto. O endomarketing potencializa o cliente interno refletindo assim no cliente externo.

A partir de estratégias bem desenvolvidas, motivação e uma comunicação eficiente e eficaz, a organização só tem a ganhar, tanto financeiramente, como em um ótimo ambiente de trabalho.

Então, endomarketing funciona?

O endomarketing não só funciona como é fundamental para o crescimento dos negócios.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento