Empresas digitais - Prepare-se para uma nova era do mercado!

Não! Empresa digital não é aquela que criou perfis nas redes sociais e faz posts toda semana, muito menos aquela que tenta emitir uma imagem "bonitinha" na internet para agradar seus seguidores.

Estamos vivenciando uma era em que informação bem traduzida resulta em estratégia, que por sua vez pode gerar resultados surpreendentes, com isso, as empresas precisam demonstrar e incorporar comportamentos "digitais" estes visam estreitar os laços com o cliente final, fornecendo a percepção de que ele é unico para a empresa.

Ser uma empresa digital atualmente é estar de olho 24 horas por dia nos 7 dias da semana no comportamento do consumidor, saber se de fato a empresa está atendendendo aos seus anseios e usando as informações de seus feedbacks para aprimorar esse relacionamento, não faz mais sentido ser uma empresa eficiente em seus processos internos se isso não se traduz externamente, o cliente sente a necessidade real de contribuir para o negócio das empresas, e para isso elas devem estar abertas a esse novo paradigma.

Uma das qualidades de empresas digitais é a atenção aos números pertinentes ao seu ramo de atuação, e é melhor ainda se conseguir traduzir esses números em estratégias voltadas a melhoria de sua gestão, essa é a essencia de uma cultura orientada a dados (veja mais no meu artigo em http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/inteligencia-de-negocios-beneficios-de-se-criar-uma-cultura-empresarial-orientada-a-dados/113784/ . Essas empresas precisam criar a cultura da melhoria contínua, ou seja, praticar o ciclo errou, arruma e entrega continuamente.

Confira algumas dicas para implementar uma gestão digital em sua empresa:

1 - Monitore suas redes sociais ativamente
Um bom monitoramento das redes sociais depende de pessoas focadas em responder a comentários nos posts feitos no perfil das redes sociais da empresa, responder aos chats de forma ágil e cordial também confere a impressão de seriedade e comprometimento, tenha plena certeza de que todas as informações relevantes ao seu negócio estejam devidamente documentadas no seu site e redes sociais. Tente imaginar o sentimento de um possível cliente que precisa do seu produto urgentemente, porém, ao acessar o seu perfil na rede social não encontra o telefone de sua empresa.


2 - Colete informações no seu call center ou central de atendimento
Analise a forma como o cliente é atendido atualmente em seu call-center, verifique se o padrão é eficiente e faz com que o cliente tenha suas dúvidas ou problemas de fato sanadas(os).
Faça pesquisas de satisfação periodicamente para saber como anda o humor do cliente com sua empresa, se receber feedback negativos, tente encontrar a causa raiz daquele problema trazendo pra si a responsabildiade de ajustar. Em casos de feedbacks positivos, encaminhe à equipe como forma de reconhecimento!
No caso de lojas físicas, tenha o hábito de conversar com clientes de forma aleatória, você vai se surpreender com os comentários e sugestões que aparecerão.
É importante também utilizar uma linguagem única dentro da empresa, isso é, desenhar e implementar processos para que o cliente tenha uma experiência boa do início ao fim, isso evita o famoso "telefone sem fio" e aquela percepção que uma única empresa possui várias empresas operando internamente.

3 - Garanta que a empresa esteja com bom clima interno
Trabalhe em conjunto com o time de RH para identificar possíveis pontos de melhoria no clima organizacional, colaboradores satisfeitos, trabalhando com o que gostam e alinhados à estratégia da empresa, tendem a ser mais produtivos e se relacionar com o cliente de forma muito mais interessante.

4 - Promova treinamentos aos colaboradores
Crie treinamentos sobre como os colaboradores devem se comunicar com os clientes, quanto mais específico for, melhor. Saiba que se você não direciona o método que deseja, cada colaborador vai criar a sua linguagem ou forma de se comunicar com o cliente, esta que pode não ser a que a empresa espera gerando percepções distintas.

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Bons negócios e sucesso!

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    Fábio

    Fábio

    Sou graduado em segurança da informação e atualmente atuo como gerente de suporte técnico, tenho 8 anos de experiência com o varejo e mais 8 anos de experiência com o setor de serviços, sou movido a desafios e gosto de promover mudanças!

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