Empresas de sucesso dependem de um bom plano de negócio

O plano de negócios é uma ferramenta empresarial que tem como objetivo auxiliar no planejamento e execução do empreendimento

Começo este artigo questionando: uma boa ideia pode representar uma grande oportunidade? Pode ser que sim ou não. Parece pessimismo, mas é um questionamento que um empreendedor deve levar em consideração.

O empreendimento precisa ser analisado, planejado, verificar se existe público para adquirirem seus serviços ou produtos, será que as pessoas estarão dispostas a pagarem por aquele bem ofertado ou até mesmo pelo serviço prestado, e são esses pequenos detalhes que fazem todo o diferencial na hora de colocar em prática o empreendimento.

Muitos empresários ao longo desses anos perderam parcialmente ou totalmente seus recursos próprios ou até recursos de terceiros em seus empreendimentos. Será que foi por falta de má gestão empresarial? Depende.

O que quero dizer que somente a má gestão não fecha as portas de um comércio, indústria e prestadoras de serviços, mas outros fatores também ocasionam o fechamento de um empreendimento. Quais são esses outros fatores?

Os principais fatores são:

- Desconhecimento do negócio;

- Falta de recursos financeiros (capital de giro);

- Capacitação e treinamento inadequado dos colaboradores;

- Local inadequado para o exercício da atividade e;

- Confusão patrimonial com despesas pessoais;

Esses fatores elencados acima são um dos vilões que contribuem para que o empreendimento seja malsucedido. Conhecer o negócio é fundamental e essencial para o bom desempenho de uma empresa.

O plano de negócios é uma ferramenta empresarial que tem como objetivo auxiliar no planejamento e execução do empreendimento, ou seja, é um documento que constará as atividades desenvolvidas, projeções financeiras, recursos humanos, mercadológicos, dados dos empresários e suas respectivas funções, e para quem serão destinados os produtos/serviços.

O plano de negócios é nada mais que uma ferramenta de gestão estratégica de uma organização. Para que serve esse documento? Serve principalmente para ser apresentado aos possíveis investidores, financiadores (instituições bancárias), e apresentar aos funcionários as metas propostas para os próximos anos.

Quando a empresa necessitar de um financiamento, é interessante montar um documento de viabilidade econômico-financeiro, mostrando projeções financeiras (balanço patrimonial, fluxo de caixa, demonstração do exercício de resultados/lucros) para que a instituição bancária possa analisar a capacidade de pagamento (quitação) do empréstimo e aprovar o crédito para o tomador do empréstimo, no caso aqui o empresário.

O sucesso de uma empresa depende de um bom planejamento estratégico (plano de negócios), pessoas capacitadas e conhecimento geral do empreendimento.

“Empreender é uma arte, mas depende da atitude para que seja um sucesso.” (Diego Padovan Vieira).

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.