Empresas como Mentoring de Startups

Outro dia visitei uma Software House que desenvolve Soluções para Recursos Humanos e eles estão implementando um programa de aceleração, mentoria para Startups, estão realizando uma primeira experiência e validando o modelo.

Outro dia visitei uma Software House que desenvolve Soluções para Recursos Humanos e eles estão implementando um programa de aceleração, mentoria para Startups, estão realizando uma primeira experiência e validando o modelo.

Foi proposto por um grupo de melhorias internas no qual participam colaboradores, internalizar a Startup que está desenvolvendo uma solução complementar aos produtos que a empresa desenvolve.

Inicialmente a empresa será uma tutora destes profissionais e darão todo o apoio no desenvolvimento dos seus produtos, apoio de infraestrutura, técnico e de gestão, neste caso até mesmo apoio referente a Gestão de Pessoas, achei muito bacana a iniciativa.

A empresa que está dando o apoio criou uma espécie de contrato no qual constam inúmeras regras, como:

- Utilização da infraestrutura seguindo basicamente a Governança Corporativa da Empresa;

- Regras de convivência;

- Estar disponível para reuniões conforme os cronogramas.

Dentro deste modelo cada área da empresa deve destinar um dia dentro do mês para dar apoio a Startup, passar um período com a equipe para analisar, validar e melhorar os seus processos e modelo de Gestão, isso certamente irá preparar muito melhor a Startup para o mercado.

Além disso, a empresa cria uma cultura colaborativa no qual todos só tem a ganharem, visto que vários setores da empresa foram envolvidos.

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de se testar o produto/serviço com mais facilidade, já que existe uma base de clientes e as melhorias são muito mais fáceis de serem implementadas e validadas.

Existe também a possibilidade de a Startup virar parceira ou até mesmo sócia da empresa que a mentora.

Creio que este seja um modelo que não necessita de um grande investimento para a empresa que mentora/acelera, e a Startup ganha um conhecimento que não tem preço.


Obrigado por tirar uns minutos para ler este artigo!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Maiquel Oliveira

    Maiquel Oliveira

    De que forma podemos contribuir para a criação de um negócio sustentável e próspero? A base de tudo que criamos e administramos provém da organização, organização de ideias, organização de tarefas e até mesmo a organização de metas para alcançarmos os resultados almejados. Para uma empresa com o propósito de impacto para aqueles que fazem parte do negócio, parceiros, clientes e sociedade, é necessário uma organização de toda a Governança Corporativa da Empresa, desde os seus processos mais simples até a criação do seu Código de Conduta, indiferente do tamanho do negócio, seja ela uma grande corporação ou uma Startup que pretende receber investimento ou crescer rapidamente no mercado no qual ela já atua ou irá atuar. É necessário criar a cultura de Inovação, que simplesmente está em possuir uma Comunicação direta e eficiente, a Colaboração entre todos, a Aprendizagem constante, e acima de tudo a Liderança deve conhecer muito bem os seus liderados, promovendo a interação entre os times e incentivando ideias e projetos, o seu papel passa a ser mais de mentor, alinhando com as pessoas metas pessoais e corporativas, promovendo um ambiente ágil e de resultados rapidamente mensuráveis. É necessário que cada indivíduo se sinta importante dentro do negócio no qual ele faz parte. Já foi comprovado que times colaborativos chegam a resultados surpreendentes muito mais rápido e sem a necessidade de maiores investimentos por parte das empresas. Ao promover estes aspectos dentro de qualquer negócio, o alcance dos objetivos estratégicos são muito mais rápidos e eficazes e irão se diferenciar do mercado quem: - Se Comunica melhor - Quem Colabora mais - Quem promove a Aprendizagem - Quem é mais ágil - E quem é mais organizado Deixei uma mensagem da você! Acesse aqui um vídeo que fiz para inspirar você neste caminho de empreendedor. #4NextLevel #eNextLevel
    café com admMinimizar