Empresa com propósito = fonte que mobiliza pessoas
Empresa com propósito = fonte que mobiliza pessoas

Empresa com propósito = fonte que mobiliza pessoas

Diante de um mundo em constante evolução, informação, impacto e mudanças a cada geração, o propósito se apresenta como sendo o modo único e autêntico por meio do qual a empresa fará a diferença

Não é de hoje que sabemos que o lucro a qualquer custo não comove mais os profissionais, as gerações precisam cada vez mais de um propósito para se engajar e seguir, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Atualmente, a questão financeira é substituída pelo resultado da geração de valor econômico, social e ambiental, surgindo assim a necessidade de conexões entre a empresa, o colaborador e a sociedade onde está inserida.

O propósito dentro de uma narração simples e clara é a razão de existir da empresa, ao contrário do que muitos pensam, o propósito, não é a missão, visão e valores — como muitos traçam superficialmente para “cumprir tabela”. Empresa com propósito tem um impacto positivo no mundo e surge como um novo padrão para engajamento dos colaboradores da empresa.

Diante de um mundo em constante evolução, informação, impacto e mudanças a cada geração, o propósito se apresenta como o modo único e autêntico por meio do qual a empresa fará a diferença, representando, assim, o que a empresa é para si, para os colaboradores, consumidores dos serviços e/ou produtos e a sociedade.

Agora você percebe o quão valoroso o propósito é?

Quando se fala em propósito dentro das empresas, geralmente o próprio colaborador ou diretor tenta encontrar uma resposta mirabolante, fantástica, inatingível e desconexa com a realidade. O propósito é tão simples, pois só significa o objetivo real da empresa. Por exemplo, a Disney tem como propósito encantar as pessoas; o da Coca-cola é refrescar o mundo e inspirar momentos de otimismo e felicidade; o da Red Bull é revitalizar corpo e mente. Veja que não é nada de outro planeta, mas a alma da empresa. Assim o colaborador começa a compreender que além de trabalhar e ser remunerado, ele também consegue impactar positivamente a sociedade onde vive.

A partir desse primeiro ponto, começa a mudança de consciência dentro das empresas, claro que a longo prazo. Começa aí a mobilização dos colaboradores em prol do negócio; sabe quando dizem que o fulano “vestiu a camiseta”? É exatamente esse o sentimento que desperta nas pessoas. O propósito cria a identidade, aumenta a confiança e a credibilidade na empresa, e esta imagem, obviamente, reflete fora do ambiente empresarial. Reflete na sociedade. Quando começa essa mudança de consciência, muda a imagem, o clima de trabalho e também a satisfação de quem faz parte do projeto. O propósito é uma fonte inesgotável que mobiliza os colaboradores, por isso de nada adianta contratar o melhor consultor, psicólogo, analista, administrador, se não se sabe o propósito de existência daquela empresa.

Algumas perguntas são simples, porém poderosas na hora de refletir sobre o propósito da sua empresa. São elas: qual seu objetivo? Para que existe a empresa? Qual o princípio? Para o que está trabalhando? Qual a importância do negócio para as pessoas? Que soluções a empresa oferece? O que as tarefas envolvem?

Acredito no propósito como o ponto de partida para alcançar os resultados desejados pela empresa. A resposta para essas perguntas ajudará você a chegar à alma do negócio, mobilizando e inspirando pessoas. Experimente começar agora.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.