Empreender é difícil e ser empresário também

Você deve estar preparado para se tornar empreendedor e empresário, é difícil mas é possível, acredite

Com o aumento de demissões no Brasil, muitas pessoas resolveram aproveitar para buscar a sorte e realizar sonhos que estavam em suas cabeças ou até já tinham rascunhado no papel ou ainda já tinham iniciado, mas não estavam sendo priorizados, e eu fui um desses. Eu tinha para mim que um dia deveria apostar minhas fichas em abrir uma franquia, algo que ajudasse a ocupar meu tempo e acrescentasse a aposentadoria do governo.

Mas porque uma franquia? De que seria esta franquia? Franquia por que sem experiência de empresário, o apoio do franqueador seria importante, para iniciar esta nova carreira. Inicialmente tinha vontade de abrir uma lanchonete, estilo Rei do Mate. Produtos bacanas com clientela certa, a questão seria o dinheiro dispendido, que é um investimento alto e teria que achar um ponto atraente. Depois que conheci uma pessoa no curso EMPRETEC, entendi que este mercado tinha que ter experiência e estômago para suportar a vigilância sanitária, além de ter um conhecimento profundo dos processos de controle de data de validades de produtos. Pronto este sonho foi esquecido.

Então o que fazer, já que tinha decidido não mais voltar ao mercado como Diretor de TI, precisava diversificar, mas aproveitando toda minha experiência em negociação com fornecedores, automatização de processos, gestão de gente, de projetos, planejamento estratégico e de orçamento, deveriam servir para abrir um negócio. Até que descobri uma franquia, que tem muito a ver com minha missão de vida de ajudar pessoas, com experiências vividas com a Educação.

Pois bem, fui lá depois de uma rápida negociação e conhecimento do negócio, confiei nas informações passadas e adquiri o direito de utilizar a marca. Pelo contrato teria até agosto de 2016 para abrir a loja, mas eis que até hoje não consegui alugar a loja na região delimitada pela franquia, e a que eu queria, perto de casa, conheço o mercado, maravilha. Infelizmente venho nesta batalha para conseguir a loja dentro dos padrões estabelecidos pelo franqueador, mas que não cabem dentro das características do bairro da zona sul do Rio de Janeiro.

Quando encontro a loja ou não atende aos requisitos ou está um absurdo de caro. Quando está no preço, não atende aos requisitos e quando eu encontrei um bom ponto, negociei valor, faria dois negócios num mesmo espaço, o proprietário não aceitou minhas condições de ausência de comprovante de renda e de meu fiador em processo de inventário, tentei seguro fiança e quem não aceitou foi a corretora de imóveis que me ofereceu o seguro capitalização, que não foi aceito pelo proprietário. Fim de negociação, vamos partir para outro. Iniciei uma negociação com o franqueador e tenho até novembro de 2016 para alugar um espaço.

Mas porque estou contando toda esta história? Porque venho acompanhando vários casos de sucesso de empreendedores natos, jovens, que já perderam, mas não desistiram, deram certo? Outros tantos que não sabemos, mas que as estatísticas mostram em números do SEBRAE que muitos novos negócios fecham no primeiro ano de vida, mostrando que algo não funcionou bem. Qual é o segredo?

A minha experiência recente, mostra que você tem que estar preparado para as dificuldades, que serão muitas, como eu mostro acima, tem que se dedicar com foco no seu negócio, nada de várias coisas ao mesmo tempo. Se possível tenha uma fonte de renda fixa e utilize a poupança feita ao longo dos anos. Procure um negócio que se identifique com sua missão de vida e tenha muita paciência, mas fundamentalmente busque conhecimento, seja em livros, cursos ou em acompanhamento de pessoas mais experientes, o autodesenvolvimento é constante.

Existe muita alegria falsa no mercado, passam a imagem que tudo acontece num piscar de olhos, mas nas entrelinhas se você não estiver preparado, capacitado e com muito foco no que se deseja, não vai acontecer, vai por mim. Se você vai viver disso, não tem família para te sustentar e está já em idade avançada, reveja seus planos e repense a possibilidade de buscar uma recolocação abaixo da posição que ocupou, busque novos relacionamentos que possam te ajudar a pensar em soluções, seja humilde em reconhecer suas fraquezas, e utilize bem suas forças e seus conhecimentos, porque todos temos conhecimentos e experiências que possam servir a outros e cuidado com as falsas amizades, que dizem querer ajudar mas na verdade querem só saber o que você está fazendo para passar adiante na rua.

Eu ainda acredito, tenha fé que conseguirei ajudar pessoas, que saberei utilizar todo novo aprendizado que adquiri, e você que está lendo isso, se prepare, mas também não desista, mesmo que seja para retroceder, vale a pena tentar sempre. Vamos em frente com alegria e confiança.

ExibirMinimizar
aci baixe o app