EMPREENDER É A SAÍDA DO CAOS

SÓ VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA ATRAVÉS DO EMPREENDEDORISMO

Para crescer no mercado é necessário empreendedorismo e inovação

A palavra empreendedorismo se refere à um comportamento de liderança, iniciativa e descobertas. Essas habilidades são fundamentais não apenas para os gestores, empresários ou donos de um negócio: funcionários com perfil empreendedor podem aperfeiçoar serviços e desenvolver soluções para problemas ou novas formas de executar alguma atividade. Não por acaso, a busca por trabalhadores-empreendedores têm crescido tanto no mercado.

Empreendedorismo e inovação são como dois lados de uma mesma moeda, que se estiver parada não tem valor algum. Para empreender é preciso ter espaço para criar, colocar ideias em prática e de fato inovar. Nenhuma empresa que fique “engessada no tempo” poderá se sustentar a longo prazo e continuar crescendo no mercado.

Basta observar alguns empreendimentos que foram atingidos por novas tecnologias, como as locadoras de filmes: com os serviços de streaming e assinaturas online, muitos estabelecimentos fecharam. No entanto, aqueles que resolveram inovar oferecendo novas experiências aos clientes, com espaços diferenciados ou investindo em nichos específicos, como de filmes clássicos ou de outras nacionalidades, têm sobrevivido.

Mas afinal, o que significa inovação e como posso fazer isso na minha empresa?

Inovação se refere a criar algo que tenha utilidade, o que pode representar tanto a elaboração de um modelo de negócio e serviços, como também o desenvolvimento de novos produtos e soluções diferenciadas para problemas recorrentes do público-alvo ou da empresa. Com os avanços tecnológicos registrados nos últimos anos, algumas tendências se inserem no cenário mundial de inovação, tal como o uso e criação de softwares em nuvem para o gerenciamento de equipes e atendimento ao público. Também com a criação de novos espaços de trabalho em grupo que incentivam a criatividade e contato com outros profissionais, como os coworkings; ou ainda, com a produção de soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes.

No entanto, inovar não significa necessariamente gastar muitos recursos – na verdade, alguns empreendedores inovam até mesmo sem gastar R$ 1. Com o reconhecimento de demandas antigas do mercado e dos clientes, a empresa pode inovar com um atendimento diferenciado ou o apoio à alguma causa social, por exemplo. As soluções vão desde o espaço ou vitrine da empresa – que pode ser online ou offline – até o produto em si. Para inovar é importante despertar a criatividade, ouvir os clientes e a sua equipe.

SEBRAE FONTE DE AJUDA AOS EMPREENDEDORES NO BRASIL!!

Exibir