Empreendedoriso - O Segredo de Luiza

Introdução Razões para a leitura do livro Ao ser indicado para ler o Livro denominado o Segredo de Luísa, várias foram as curiosidades principalmente devido ao título onde aos pouco fui se interessando e se inteirando com o seu conteúdo, onde seu objetivo maior é o Plano de negócios. O livro trata-se de uma história de uma Acadêmica de Odontologia que de repente muda completamente o seu rumo de negócios devido a sua visão e a convivência com sua Tia e madrinha Fernanda, essa Acadêmica tinha o nome de Luísa, por estudar em outra cidade os aspectos iam se relacionando com a atividade de acadêmica de Odontologia, mas ao contrário do que vinha sendo mais freqüentemente, em que o estudo da sua atividade como acadêmica de odontologia, não vinha tendo privilégios, desde os primeiros relacionamentos com a Odontologia. Com os ciclos de vida do seu dia-a-dia, ela foi começando a não mais se interessar com a Odontologia e sim em mudar de ramo e tentar aprimorar e expandir no mesmo ramo de sua tia e madrinha Fernanda, que era no ramo de doces, que tinha uma pequena fabrica denominada de goiabadas-cascão. Luisa tinha como idéia o nome de Goiabadas Maria Amália, que no início ficou meio tenebrosa em ser concorrente de sua tia e madrinha Fernanda. Foi então, que procurou um professor bastante famoso e que poderia lhe dar algumas idéias quanto ao seu novo empreendedorismo. Mas as respostas no início não foram muito satisfatórias, pois as atribuições não eram as esperadas por ela, a mesma esperava que as vantagens fossem menos complicado que esperava para se montar sua fabrica de doces. O professor era denominado de Pedro. Luísa ao visitá-lo, com os diálogos ele começou a dar atribuições a ela para que ela começasse a ter consciência o que seria ser uma empreendedora e lhe dar algumas noções sobre um Plano de Negócios para o seu sucesso como empresária. Ao longo das visitas, Luísa que no início estava achando muito complexo, começou a ficar mais à vontade com o Professor Pedro. Ele começou a perguntar sobre o conhecimento dela sobre o mercado, quem era o seu cliente alvo, quais os projetos da empresa Goiabadas Maria Amália, que tipo de cliente iria satisfazer para comprar o tal produto e ai por diante. Ele começou a auxiliá-la, mas dando responsabilidade para ela poder planejar o seu futuro negócio e aumentar as suas chances de sucesso no seu novo e imenso mercado tal competitivo. Através das visitas constantes, ela começou a formular em sua mente a elaboração de um Plano de negócios, até mesmo devido ela começar a entender melhor o seu projeto e prever com mais segurança todas as variáveis fundamentais para o alcance de seu objetivo que era a Goiabadas Maria Amália, onde ela também pode visualizar que, uma vez iniciadas as atividades, acompanhar o desempenho da empresa e o alcance das metas dentro do cronograma estabelecido inicialmente por ela. Plano de Negócios O livro segredo de Luisa nos facilita com o seu entendimento nas partes escuras do livro, onde enfoca com mais precisão como criar um plano de negócio e fazer um verdadeiro empreendimento, onde é bom salientar que o mesmo não ensina ser empreendedor. O livro se completa e procura responder diferentes questões sobre o Plano está decifrado no livro. As questões chaves são: * O que vai ser feito? Por quem? Þ Empreendimento * O que vai ser oferecido ao mercado Þ Produto * A quem vai ser oferecido e quem são seu competidores? Þ Mercado * Quanto irá gastar e quanto terás de retorno? Þ Finanças * Quando será realizado as atividades e atingir as metas? Þ Cronograma de atividades e metas. Esses são os principais fundamentos para o plano de negócios. Para finalizar, o livro é uma síntese de seu Plano de Negócios e, embora seja apresentado no inicio de sua apresentação, é muito provável que ele vai tratar de elaborar ao termino do livro. Isso porque, assim se tornará mais fácil selecionar e sintetizar os aspectos mais relevantes de um projeto. O livro oferece ainda ao acadêmico uma idéia geral do projeto e seus aspectos mais importantes de forma a despertar o interesse e, principalmente, facilitar o entendimento do plano por parte do acadêmico que pode ser um investidor, um futuro sócio ou parceiro comercial. Conclusão Espero aqui ter apresentado com poucas linhas o conteúdo do livro e o seu objetivo maior que é o Plano de Negócios. O Plano de Negócios por nós desenvolvidos não representa somente um instrumento de planejamento formalizado em um papel. O Plano de Negócios deve, sim estar integrado a toda a empresa, difundindo e retroalimentado permanentemente com as informações de seu conteúdo no livro bem apresentado que possam contribuir para o sucesso organizacional. O planejamento também deve ser flexível a novas realidades, adaptável a novos paradigmas, sob pena de tornar-se um instrumento ultrapassado e não efeito. Bibliografia Referencia Bibliográfica LIVRO O SEGREDO DE LUÍSA Uma Idéia, Uma paixão e um Plano de Negócios: Como Nasce o Empreendedor e se cria uma empresa. FERNANDO DOLABELA EDITORA - CULTURA EDITORES ASSOCIADOS. 14ª Edição
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.