Empreendedorismo para jovens- Um projeto de vida!

O fortalecimento da cultura empreendedora local, com a criação de novos negócios e o aumento da renda das famílias, do empreendedorismo de oportunidade explorando as vocações locais, e a elevação dos indicadores de cidadania: inclusão digital, grau de escolaridade, nível da mão de obra qualificada, oferta de crédito popular, são alguns dos resultados esperados pelo projeto desenvolvido durante a realização do mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social pela UFBA (2012-2014)

Em uma das partes da orelha do meu livro Empreendedorismo para Jovens (2ª.edição. Via Litterarum Editora, 2015), apresento o meu projeto de vida na utopia possível de realização: “Sonhei uma revolução. Sonhei uma escola que ensine todo jovem a sonhar e realizar o seu sonho. Sonhei uma nova geração de políticos e líderes. Sonhei uma nova geração de empreendedores capazes de harmonizar os aparentes antagonismos de sempre: • Ética e economia • Ação e contemplação • Meio ambiente e crescimento econômico • Lucro e responsabilidade social • Poder financeiro e amor”.

A concretização desses sonhos tem início com o Projeto de Inclusão Social e Empreendedorismo para Jovens, nas escolas públicas do ensino médio e tecnológico, de minha autoria, e que conta com apoio de parceiros empresariais e institucionais, e de Revista Fórum Empresarial .

O fortalecimento da cultura empreendedora local, com a criação de novos negócios e o aumento da renda das famílias, do empreendedorismo de oportunidade explorando as vocações locais, e a elevação dos indicadores de cidadania: inclusão digital, grau de escolaridade, nível da mão de obra qualificada, oferta de crédito popular, são alguns dos resultados esperados pelo projeto desenvolvido durante a realização do mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social pela UFBA (2012-2014).

O projeto de Inclusão Social e Empreendedorismo para Jovens, apresenta a seguinte metodologia:

palestras de 2 horas voltadas para a motivação empreendedora, que compreende processo empreendedor, estudo de oportunidades, reconhecendo e dimensionando as oportunidades; oficina com a metodologia CANVAS de 4 horas, que vai nortear como visualizar a ideia do negócio; oficina de 4 horas, que irá ensinar como elaborar um Plano de Negócio; oficina de crédito, também de 4 horas, que vai detalhar como obter o crédito popular para financiamento de implantação e expansão do negócio-MPO (Microcrédito Produtivo e Orientado).

Os principais objetivos do projeto são: 1.Promover a criação de pequenos negócios para a inclusão social de jovens carentes no território. 2.Gerar ocupação e renda identificando as oportunidades e vocações do mercado local e regional. 3. Formar mão de obra qualificada, através da capacitação em gestão, empreendedorismo, liderança, cidadania, ética e do comércio limpo.

Em um cenário atual de crise econômica, e que se aprofunda nas cidades do interior do Brasil, onde o índice de desemprego é bem alto, principalmente entre os jovens, o projeto de inclusão social através do empreendedorismo, surge como uma importante oportunidade empreendedora para a juventude que procura o seu primeiro emprego ou que já trabalha em serviços de baixa remuneração financeira.

O Projeto e o livro Empreendedorismo para Jovens, apresenta elementos essenciais para que o empreendedorismo juvenil obtenha sucesso. Durante as oficinas serão desenvolvidas as competências profissionais empreendedoras, como o domínio das novas tecnologias de comunicação e informação, que hoje é essencial conhecer e saber usar estas tecnologias, quando você pode se comunicar facilmente com os profissionais que estão mais distantes, e trocar ideias por e-mail, MSN, Skype, fazer reuniões e cursos por meio de vídeo conferência, e manter as relações pessoais com o uso das redes sociais, Twitter, Facebook, MySpace. Serão conhecidas também as técnicas para facilitar a comunicação, o relacionamento interpessoal, a capacidade de trabalhar em equipe, de resolver problemas e de tomar decisões.

Durante as oficinas, os jovens empreendedores mergulham em um processo criativo, que se manifesta pela capacidade de inovar e resolver situações inesperadas, com um elevado senso crítico, coragem de se expor, apresentar ideias e pontos de vista, permitindo correr riscos, sem medo de errar.

ExibirMinimizar
Digital