Café com ADM
#

Empreendedorismo: importância econômica e social

O fenômeno do empreendedorismo é de uma importância imprescindível para o desenvolvimento econômico já que o surgimento de novas empresas acarreta a geração de novos empregos. Além do mais elas também geram uma serie de valores que tem impacto no âmbito social, como por exemplo, as ações de responsabilidade social

O empreendedorismo é diretamente responsável por produzir as riquezas de um país. Porem, as atitudes empreendedoras também podem produzir bem-estar social apresentando solução para muitas mazelas, já que o conceito de empreendedorismo é muito mais amplo que a simples idéia de abrir um negócio. Atitudes empreendedoras podem estar ligadas à idéia de encontrar soluções para problemas de uma sociedade. Essas atitudes podem partir tanto das empresas através de suas políticas de responsabilidade social quanto da sociedade civil com a criação de instituições com objetivos sociais. Para proporcionar uma compreensão maior da importância do empreendedorismo para o desenvolvimento da economia e como instrumento de solução de problemas sociais. Seria interessante analisarmos separadamente esses dois vieses.

Geralmente assume-se que o empreendedorismo se encontra sempre e em qualquer lugar associado ao progresso econômico, embora ausente da vasta maioria dos modelos econômicos. Na sua obra clássica de 1911, Teoria do Desenvolvimento Econômico, Schumpeter argumenta que os empreendedores são a força motriz do crescimento econômico, ao introduzir no mercado inovações que tornam obsoletos os produtos e as tecnologias existentes (BARROS e PEREIRA, 2008, p. 977).

Ainda pela visão dos autores supracitados, eles ressaltam que “inovação de produtos e de processos de produção está no coração da competitividade de um país. A concorrência leva ao aumento da eficiência econômica”. Economias mais desenvolvidas têm um número maior de grandes empresas que abastecem o mercado satisfatoriamente, além de gerarem mais oportunidades de trabalho assalariado. Isso gera níveis menores de empreendedorismo por necessidade, fazendo com que o empreendedorismo por oportunidade concentre-se em setores mais inovadores (SHERMA, Márcio Augusto).

O empreendedor é o responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social. Por meio da inovação, dinamiza a economia. O conceito de empreendedorismo trata não só de indivíduos, mas de comunidades, cidades, regiões, países. Implica a idéia de sustentabilidade. O empreendedorismo é a melhor arma contra o desemprego. Segundo Timmons (1994), “o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20 (Dolabela 2006, p. 30).

Para Boszczowski e Teixeira, “o conceito do empreendedorismo sustentável envolve, portanto, a identificação, criação e exploração de novos negócios que possibilitem ao empreendedor obter lucros a partir da solução de um problema ambiental e social”. Também ressaltam que para entender o processo empreendedor como promotor do desenvolvimento sustentável, é necessário analisar as fontes e o processo de descoberta de oportunidades de negócios sustentáveis.

Tudo isso nos leva a concluir que a partir dos ideais empreendedores produtos e tecnologias que simplificam tarefas rotineiras surgem ou são aperfeiçoados proporcionando comodidade praticidade para um ambiente que vai mostrando cada vez mais complexidade.

O empreendedorismo pode ter muito mais valor para a sociedade do que muita gente pensa.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.