Empreendedorismo em tempo de crise
Empreendedorismo em tempo de crise

Empreendedorismo em tempo de crise

Empreender em tempo de crise é uma possibilidade a ser explorada por quem quer fazer da incerteza uma oportunidade

Um dos principais desafios dos empresários, gestores, diretores ou presidentes de companhias é driblar as crises, sejam elas momentâneas ou duradouras, internas ou externas, grandes ou pequenas. Enquanto muita gente está preocupada com a crise, há quem enxergue o momento econômico atual como uma grande oportunidade para empreender.

O empreendedorismo em tempos de crise é uma possibilidade a ser explorada por quem quer fazer da incerteza uma oportunidade. Apesar de a crise causar certo pânico entre consumidores e empresários, e de ter suas consequências reconhecidamente negativas, ela também gera oportunidades para quem está devidamente preparado para aproveitá-la.

Mas montar um negócio nesse período de incertezas pode não ser tão simples assim. É preciso um estudo mais aprofundado para identificar os pontos fracos e fortes do momento e ter em mente que as oportunidades e dificuldades que aparecem agora não são as mesmas de um cenário econômico estável. Agora é um bom período para o empreendedor nacional: com o dólar mais alto, a importação se torna uma opção mais cara e a busca por produtos e serviços nacionais tende a crescer. Outro ponto importante a ser observado é que os clientes estão controlando mais os gastos, o que significa que, mais do que nunca, quem apresentar o melhor produto ou serviço por um preço mais justo terá mais chances de sucesso. Não é fácil, mas a crise pode e deve servir como um motivador.

Existe um ditado que fala que alguns males vêm para o bem. Você pode achar que é um clichê, mas é a realidade! Enquanto alguns choram, outros vendem lenços. Enquanto uns lamentam, outros trabalham arduamente para enfrentar a crise.

Na estagnação ou retração do mercado, várias empresas perdem o poder de investimento e fluxo de clientes, mas é preciso expandir os horizontes e buscar novas oportunidades.

Um setor que continua faturando independente da crise é o da alimentação. E nessa fatia de mercado, ganha quem alinha inovação com bons produtos e preços acessíveis. Essa combinação explica o boom de food trucks dos últimos anos. É um negócio que facilita a vida do cliente além de ser financeiramente mais viável do que um restaurante, por exemplo. E para que a tendência não vire fracasso, a dica é fugir do óbvio apostando numa gastronomia que não se vê com frequência pelas ruas.

Os momentos de dificuldades econômicas tem sido o berço de ótimas oportunidades. Além dos setores básicos, como roupas, saúde e alimentação, outros produtos e serviços têm se mostrado fortes no mercado. Com o orçamento apertado, muita gente opta pelo reparo ao invés de comprar um item novo e é aí que está a oportunidade de negócio. O segredo do sucesso, tanto para quem está começando quanto para quem quer se consolidar nesse momento, é oferecer serviços indispensáveis ao dia a dia com qualidade e preço acessível.

Aproveitando as oportunidades, vários negócios nascem, sobrevivem e até crescem durante a crise. Isso representa exatamente o que é ser empreendedor em tempos de crise, driblar as adversidades em prol do negócio!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar