Café com ADM
#

Empreendedorismo é uma forma de investimento

Às vezes precisamos desacelerar um pouco, parar e refletir

Às vezes precisamos desacelerar um pouco, parar e refletir. Nos últimos dias me peguei repensando minha estratégia e quis compartilhar aqui com vocês um pouco dessa experiência.

No começo dos anos 2000, me formei em desenho industrial na faculdade e trabalhei por muitos anos na área publicitária. Você, provavelmente, já ouviu alguma conversa de publicitários e sabe que é um ramo bastante exigente. No entanto, pra mim foi bem positivo ter trabalhado no ramo em vários aspectos. Desenvolvi habilidades que utilizo diariamente, por exemplo, exercitar a criatividade, estratégias de comunicação, conceituação de projetos de identidade visual, compreender os caminhos de marketing para o meu negócio...

Eu gostava do que eu fazia e do meu trabalho. Mas, claro, algumas coisas me incomodavam. O horário pouco flexível, a ideia de ter um tempo determinado para almoçar, as transformações complicadas no mercado, que até hoje está muito instável. E o mais importante, a remuneração. Na época eu via uma necessidade de aumentar o meu patrimônio. Precisava ganhar mais dinheiro para atingir meus objetivos, e eu não tinha muito mais possibilidades no lugar que estava.

Então comecei a buscar outras alternativas de gerar mais receitas.

Há tempos eu já tinha o hábito de poupar meu dinheiro. Mas criei uma estratégia financeira para aumentar meu patrimônio, através dos investimentos no mercado financeiro. Mas faltava o ponto definitivo: gerar mais receitas!

E qual foi a estratégia? O empreendedorismo. Comecei antes mesmo de sair, fazendo trabalhos paralelos e testando para ver o que ia funcionar ou não. Então, comecei a escrever e estruturar meu livro, produzir conteúdo para o YouTube e estudar ainda mais no ramo que eu queria atuar que é o da educação financeira.

O empreendedorismo é uma forma de investimento, sim, porém muito arriscada. Aliás, empreender é um investimento não só de dinheiro. Dedicar tempo, ideias e suas reservas financeiras no próprio negócio é um grande investimento, e apesar de ser um dos mais arriscados também possui um potencial de ganho maior.

E, mais uma vez: não só de dinheiro.

Além de ter conseguido gerar mais receita, poupar, investir e estar num caminho mais satisfatório com minhas finanças, eu consegui algo imensurável que eu sempre quis: gerar mais impacto.

Após ter feito uma especialização, pós-graduação e diariamente estudar sobre educação financeira, hoje consigo passar conhecimento para milhares de pessoas. Seja em palestras, treinamentos, livro ou no meu canal do YouTube. Ensino pessoas a serem mais conscientes e educadas financeiramente. Eu acredito nisso e compartilho para impactar essas pessoas.

Quanto mais eu ajudo os outros, mais eu ganho. Em autoridade, credibilidade, satisfação pessoal e profissional, e claro, em receita.

Não quero romantizar demais o empreendedorismo aqui. A verdade é que eu acabo trabalhando muito mais do que antes. Quando você é dono da sua própria empresa, você não precisa bater cartão, mas é porque o dia não acaba. Busco o tempo todo por inovação e, diariamente, arrisco tudo o que tenho nos meus projetos.

Mas é claro que a educação financeira é fundamental para meu negócio. É comum para qualquer empreendedor ter uma volatilidade de receitas, ou seja, meses bons e ruins. Portanto, está sendo fundamental na minha jornada empreendedora ter feito uma reserva financeira para os meses de vacas magras.

Fico feliz de ter conseguido desenvolver essa estratégia. Estou confiante. Não posso falar que sou um empreendedor de sucesso, entretanto, já consigo ter o equivalente ao que eu ganhava antes e com boas projeções para o futuro.

Não sei se esse modelo funcionará daqui a cinco anos. Mas, após um ano e alguns meses de definitivamente ter saído de um trabalho “seguro” e “formal”, tenho cada dia mais convicção de continuar nessa jornada. Entregar conteúdo valioso e impactar pessoas positivamente.

E espero ter você comigo!

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.