Café com ADM
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EMPREENDEDORES: O SUMO DO RESUMO DA ADMINISTRAÇÃO

Há um conjunto de informações grande, muito grande, circulando, disponível. Acho que todos nos sentimos perdidos no meio de tantas informações. O nosso objetivo, com este artigo é disponibilizar algo prático, na linguagem do dia a dia, que esclareça o que é, o que se pode fazer e alguns porquês, é dar um panorama visto da ponte para os empreendedores que iniciam sua jornada e para os demais interessados. Este artigo não tem a pretensão de esgotar nenhum assunto. Seu objetivo é coletar e colocar, resumidamente, em um único local, e sob uma mesma linguagem, várias informações dispersas e aparentemente desconexas. O QUE É ESTRATÉGIA? Estratégia é o caminho escolhido para posicionar a sua empresa, através de vantagens competitivas sustentáveis, que visam garantir a perenidade da empresa. QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS? Há somente 3 estratégias possíveis: - "Me too!", ou 'Eu também!" , para os seguidores de concorrentes; - estratégias evolutivas (basicamente melhoria contínua), sempre na frente dos concorrentes, ou, no mínimo, se destacando dos concorrentes; - estratégias revolucionárias: aquelas que subvertem o mercado, um exemplo clássico foi a indústria dos plásticos com a indústria siderúrgica. POR ONDE COMEÇAR? Comece sempre do começo. E o começo é o ponto onde você escolheu iniciar. QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA PARA QUE EU, E O MEU NEGÓCIO, CRESÇAM? Aprender, a humildade de aprender; SEMPRE. O básico, sempre, é defrontar-se com os fatos. Acredite em Deus, mas fecha a porta da casa. Peça dados e fatos a todos os que não forem Deus. Percepção e boa vontade são ótimos entre amigos; já profissionais trabalham com dados e fatos observáveis, e observados. E SE EU ERRAR? Errar faz parte do jogo. Aproveite sempre a oportunidade do erro para aprender. Por isso que o ponto inicial é aquele que você escolher: poderia ser outro, mas na dúvida, comece já e meça. Acertou, vá em frente. Errou, verifique as razões, aprenda e reinicie. COMO EU MONTO A MINHA EQUIPE? Você lembra da estratégia que falamos acima? Pois é, a estratégia é um mapa. Para percorrer o caminho físico, o caminho real indicado no mapa, você vai precisar de pessoas que possam levar e ajudar você, e sua empresa, no percurso real. Quais as características, quais as competências, qual o perfil dos profissionais que facilitarão e darão a velocidade e a certeza de que você, e a sua empresa, chegarão lá? Gestão por competência nada mais é do que garantir que você tenha as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) em sua empresa para empreender a jornada, para percorrer o caminho escolhido da estratégia, no prazo certo. MAS SE EU MONTO A EQUIPE COM ESSES PROFISSIONAIS, EU TENHO A CERTEZA DO RESULTADO? Não! Para que as pessoas trabalhem, e trabalhem com bastante vontade, é preciso colocar uma cenoura na frente e uma tocha acesa atrás. A pessoa corre para pegar a cenoura. E corre também para fugir de queimar o rabo. Na psicologia comportamental, isso se chama o reforço positivo (eu trabalho para obter o que eu quero e gosto) e o reforço negativo (trabalho para evitar algo que eu não quero). EXPLICA MELHOR ESSE NEGÓCIO DE CENOURA E TOCHA ACESA? A cenoura são as coisas boas, as recompensas dos que têm desempenhos diferenciados. Os prêmios ou recompensas devem ser sempre absolutos, ou seja, deve-se premiar a todos que atingirem um patamar. Deve-se ter patamares diferentes para premiar diferentemente, desempenhos bons (cenouras), dos desempenhos excelentes (picanha ou chocolate). Evite premiar somente o melhor, pois a grande maioria, como não podem ser o melhor, desanima. Mas premie os melhores também. Premie o desempenho do terço superior! Use, preferencialmente, avaliações 360º, onde todos que se relacionam profissionalmente sejam avaliados. A tocha acesa serve para indicar às pessoas que têm desempenho próximo do mínimo, ou mesmo abaixo deste, o seguinte: ou elas mudam ou deixarão de participar da caminhada! Afinal, não se faz uma empresa de qualidade, com pessoal meia-boca! Punição não resolve, já se provou em psicologia. Na ausência do organismo punidor, o comportamento aparece novamente. Por este motivo, meu amigo, crie as suas cenouras e acenda a sua tocha. Ah, mais uma barbada! Evite ao máximo premiar ótimos desempenhos com ausência de trabalho (férias, folgas, descanso). A mensagem transmitida é que ausência de trabalho é bom, e isto não é bom para qualquer empresa, mesmo que ela seja de turismo! Relacione um conjunto de prêmios que tenham a ver com trabalho. Você pode até dar um liquidificador, mas que seja numa ocasião onde muitos outros vejam e aplaudam, pois serve de exemplo (para os outros) e incentivo e reconhecimento (para os premiados). Adote o hábito de premiar pelo menos uma pessoa por dia. Mantenha o foco no lado positivo, nas coisas boas. Por exemplo: crie um pin do bom desempenho. Cace, na sua empresa, alguém que faça algo pode ser simples, mas que seja bom e dê um pin a ela. Informe a ele que se ele, o recebedor do pin, vir outro empregado fazendo algo bom, ele pode deve dar o pin para essa pessoa, e vir buscar outro. Deixe esta corrente se estabelecer em sua empresa. Depois que o pin estiver em 50% dos empregados, comece a premiar os fregueses, os fornecedores, os vizinhos, sempre por algo de bom. Não gostou da idéia do pin, faça um bóton. Ou outra qualquer, mas reconheça e premie o lado bom. Ignore o lado ruim, sempre que não ferir a ética e os valores da sua empresa. Quando ferir, puna ou demita. Seja implacável com o respeito aos valores e à ética, e se coloque como exemplo, praticando o que diz e dizendo o que pratica. Isto ajuda a criar um senso de moralidade que eleva os patamares de desempenho de todos. Estabeleça a Missão, Visão e Valores da sua empresa para facilitar a vida de todos os empregados, no dia a dia. Esse conjunto é o Manual de Cego para todos e quaisquer empregados; na dúvida, consulta-se ou recorre-se a este Manual. Mantenha o pessoal constantemente enfrentando desafios realizáveis. Isso o pessoal chama de motivação. Mas não acredite nisso, motivação é uma chave que abre por dentro de cada pessoa. Se você tiver interesse, leia o livro "Atitudes favoráveis ao ensino", de Robert F. Mager. Transporte o conteúdo do livro, que é para escola, para a sua empresa e crie o "Atitudes favoráveis ao trabalho na minha empresa". ISSO É SUFICIENTE? Não. Há que se padronizar! A padronização é necessária para reter o conhecimento, para possibilitar a melhoria contínua, conservar o histórico para aprender com o passado e não repeti-lo no futuro! Novamente o aprendizado. A padronização é boa para o empregado, pois ele sabe o que esperam dele. A padronização é boa para o empreendedor, pois é mais fácil treinar e gerenciar. Algo deu errado? Ou a padronização está errada ou foi falha de desempenho. Corrija-se a padronização, ou treine-se o empregado, ou ainda arrume outro empregado, quando a falha foi repetida (lembre-se: ninguém faz uma empresa de qualidade com pessoal meia-boca). E ESSE TAL DO FOCO NO CLIENTE? Essa é uma tendência irreversível: não adianta pensar no que você produz! O que você produz é cliente satisfeito, é mais ainda, é cliente encantado que compra da sua empresa e volta para comprar sempre. Com isto estamos querendo dizer que, se a necessidade do mercado que você atende muda, o que você produz deve mudar também. Não atender isto é sinônimo de fracasso. E o foco deve ser mais amplo do que o cliente, o foco deve ser o mercado: - A quem você, ou sua empresa, podem atender? - Com pequenas adaptações no seu serviço-produto, quais novos segmentos de mercado poderiam ser atacados? - Onde você poderia encontrar novos clientes? Deixar de ter este foco no mercado e não exclusivamente nos clientes pode deixar escancarada a porta para a concorrência se sobressair e abocanhar o mercado que poderia ser seu, ou da sua empresa. Portanto, lembre-se: O foco da sua empresa é o mercado, e o que você produz é encantamento dos seus clientes,ou seja, seu foco é atender o mercado para encantar cada vez mais e melhores clientes. POR QUE FALAM TANTO DE TRABALHO EM EQUIPE? A razão do trabalho em equipe é simples. Um apanhado de pessoas tem, cada um, um objetivo. Uma equipe trabalha e luta por um único objetivo, uma equipe tem um foco definido e único para dirigir os seus esforços e alocação de recursos, sob sua responsabilidade. POR QUE FALAM TANTO DE PROCESSOS, TAMBÉM? Trabalhar por processos ajuda a definir o valor agregado de cada trabalho executado, em cada parte, e a qualquer tempo, dentro da empresa. Significa fazer entrar na empresa, a voz do mercado, pois o início de todos os processos é escutar o que o cliente quer. Os demais processos só fazem levar esse desejo para dentro da empresa para as providências de sua produção. Portanto, trabalhar por processos significa enxergar sempre quem recebe o seu trabalho como seu cliente, sendo ele, o seu cliente, quem diz o que quer de valor agregado ao que você produz. Os processos também ajudam a tornar a empresa mais horizontal, ou seja, com menos níveis hierárquicos. Há uma tendência, nas empresas de ponta, ao trabalho por processos e com equipes. DIGA UMA COISA, E ESSA TAL DE LIDERANÇA, O QUE É? TODO MUNDO PODE LIDERAR? Liderar é obter dos seus empregados os resultados que você julga importantes, mas por vontade própria destes mesmos empregados. Há líderes natos e líderes que aprenderam a liderar. A grande característica do líder é ter seguidores. Se há seguidores, é porque há um líder. As pessoas só seguem quem elas confiam. A confiança é a base da liderança. Parece simples, e é. Mas não é fácil! Leia também aqui: EMPREENDEDORES: O SUMO DO RESUMO DOS NEGÓCIOS
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