Empreendedoras e Empreendedores ágeis escutam

As pessoas querem melhorar seus negócios, mas estão mais preocupadas em vender suas opiniões do que aprender com os clientes.

Hoje tive uma clássica visão de algo que acontece muito, o famoso pitch de MVP para captar feedbacks e junto o esquecimento do fato mais importante – OUVIR.

É muito intrigante de ver, mas quase que fatalmente acontece na maioria das vezes. As empreendedoras e empreendedores estão animados, trabalharam muito tempo entendendo aquele problema, definiram uma solução e encararam MUITAS adversidades. Quando viram como seria difícil fazer aquilo, acabaram optando por continuar, encontrar um jeito de fazer a ideia virar realidade.

Sempre é mais complicado do que pensamos e isso é bom, pois significa que a solução vai valer mais. E depois de uma longa jornada surge no mundo mais um negócio.

CHEGA A HORA DE APARECER

Eis aqui que acontece uma apresentação, aos amigos, conhecidos, pessoas que consideramos a opinião de valor para mostrar no que estamos apostando. Queremos mostrar isso ao mundo, mas melhor começar com quem está perto... E normalmente os mais espertos, escutam.

A HISTÓRIA

O que aconteceu hoje foi uma das cenas que mais vejo e me preocupo, por isso vim relatar para você. Foi uma apresentação bem técnica do produto, mas a ideia era bem bacana do ponto de vista de utilidade, como negócio nem tanto.

No final da apresentação (a parte mais importante) veio uma das pessoas e deu os parabéns a um dos empreendedores. Ele agradeceu e começaram a “conversar”. O empreendedor comentou do desafio e tudo mais, e o outro ouvia atentamente, depois de uma nova narrativa sobre todas as dificuldades, o paciente amigo resolveu expor sua opinião sincera, da maior razão que não usaria o aplicativo.

E ai aconteceu o desastre, ativou aquele senso do empreendedor de convencimento, preciso provar que é para usar e é super importante. Foi então que ele soltou uma metralhadora de motivos para provar o quão útil era a solução e porque acreditavam naquilo.

Eu juro que entendo a empreendedora e o empreendedor quererem fazer isso, foi difícil chegar até ali e você quer que todos usem, mas essa não era a hora de vender... Essa era a hora de aprender.

“Quer melhorar o seu negócio – escute, execute, escute, execute.

PODE SER FATAL

Ele perdeu uma oportunidade de ouro, em primeira mão, de alguém que nem foi questionado sobre suas objeções (erro 1) e acabou apontando suas razões para não usar. Esse era o instante de investigar a fundo isso...

Por quais motivos? O que realmente incomoda? O que modificaria essa opinião? Acredita que outras pessoas seriam assim? O que não lhe traz segurança?

O QUE VOCÊ DEVERIA SE DAR CONTA

Perceba que muitas pessoas poderiam pensar assim também e aproveitar esse momento crucial para descobrir onde muitas outras pessoas deixariam de usar o aplicativo. Essa era a hora perfeita de só identificar e investigar, terão vários momentos de vender e fazer marketing com os argumentos, mas na hora que alguém fala sobre o porque não usaria – PARA TUDO! Escute, aqui é o que você precisa saber para realmente melhorar seu modelo de negócio.

Empreendedores ágeis estão sempre atrás de aproveitar as oportunidades para ouvir os clientes e essas suas percepções, eles sabem escutar como ninguém e depois agem sobre aquilo que as pessoas disseram e consequentemente o que o mercado quer.

As grandes histórias do Empreendedorismo de Alto Impacto (Startups) vieram de bons ouvidos.

“Não conheço atalhos para o sucesso, mas se eles existissem seriam os feedbacks”

Este vídeo complementa a ideia deste artigo:

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