Café com ADM
#

Empreendedor ou empresário?

O empreendedor é aquela pessoa que consegue tornar real uma idéia, ou seja, que faz as coisas acontecerem, enquanto que o empresário é aquele que gerencia propriamente o negócio.

Existe certa confusão entre o que é ser empreendedor e o que é ser empresário - ou administrador. Mas, afinal, qual a diferença de significado entre os dois termos: empreendedor é empresário?

O EMPREENDEDOR


É aquela pessoa que consegue tornar real uma idéia, ou seja, que faz as coisas acontecerem. Para colocá-la em prática, o empreendedor supera as dificuldades que surgem, é persistente, tem ações pro ativas, tem um espírito de liderança, poder de persuasão e está sempre motivado para alcançar os objetivos que, para ele, é sempre desafiador. Além disso, o empreendedor é aquele que tem visão, energia, comprometimento pelo que faz, obstinação, capacidade de decisão/concentração, criatividade, independência e entusiasmo/paixão. Muitas vezes o empreendedor até mesmo ultrapassa o seu expediente normal para trabalhar pela empresa, pois para ele esse trabalho é prazeroso. Ele sempre supera suas expectativas, porque trabalha duro, mas com prazer, para conseguir o que quer. Ele é um conhecedor do seu produto/serviço, ora porque já trabalhou como empregado neste ramo, ora simplesmente porque se aprofundou mais no seu negócio. Ele é a pessoa que habitualmente cria e inova para construir algo com valor reconhecido em oportunidades identificadas. Ou seja, tem visão de futuro, gera o empreendimento, reúne os recursos e constrói o novo.


Muitos autores o consideram como um agente de transformação da economia, alguém que tem visão e energia para promover mudanças, visto que através de seus negócios gera empregos. Para estes autores há três tipos de empreendedores:


Empreendedor de negócios: aquele que identifica oportunidades no mercado, planeja e constrói novas empresas;
Empreendedor interno: o indivíduo que promove as mudanças dentro da empresa em que trabalha; reinventa a empresa e os negócios, etc;
Empreendedor Comunitário ou social: aquele que promove mudanças, reúne recursos e constrói em benefício da comunidade (voluntariado).


O EMPRESÁRIO


Segundo o novo Código Civil, de 12 de janeiro de 2003, empresário é aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. (art. 966 – caput). O empresário é a pessoa física, individualmente considerada, o qual deverá estar formalizado, no que se refere à inscrição na junta comercial. Ele tem todo o conhecimento em administração de empresas, pois possui qualificação para exercer um cargo de liderança em uma empresa.


Nem todos os empreendedores são empresários, já que aquele é um agente de mudanças, não só as econômicas, do mundo dos negócios, mas também pode ser um empreendedor corporativo (na condição de empregado da empresa) ou social (mudanças na comunidade em que vivem). E nem todos os empresários são empreendedores, pois aquele é apenas o proprietário de seu negócio, de onde tira o seu sustento, ou seja, que usa todas as ferramentas de gerenciamento para conduzir sua empresa. É o que domina a área do conhecimento, que, segundo Fernando Dolabela, autor do livro O Segredo de Luísa, que é chamada de Empresariamento


EMPREENDEDOR X EMPRESÁRIO


O ideal seria que todo empresário tivesse as características de um empreendedor, e que todo empreendedor soubesse como planejar e gerenciar seu negócio para não ter problemas futuros, como um empresário. Mas infelizmente, ainda há empreendedores despreparados para o mundo dos negócios, pois muitos deles querem que seu negócio comece a funcionar da noite para o dia, sem ter o devido planejamento por meio de um plano de negócios.


Nem sempre o empresário tem o mesmo perfil do empreendedor, conforme resumo abaixo:


Empreendedor:
• Constrói, propõe
• Inova
• Foca no negócio, no resultado
• Constrói a equipe
• Identifica as oportunidades
• Faz as coisas certas


Empresário:
• Gerencia
• Administra
• Mantém
• Foca no sistema, na forma
• Controla a equipe
• Identifica problemas
• Faz corretamente as coisas


Há quem diga que os empreendedores já nascem natos, ou seja, é uma questão de caráter. Mas há muitos empresários que conseguem desenvolver todas, ou pelos a maioria, das características empreendedoras. É um caminho difícil, porém é possível aprender a ser empreendedor. O empresário terá muitos desafios para o sucesso de seu negócio, mas para vencer todos, terá que aliar os métodos de gerenciamento com a capacidade de visão, comprometimento pelo que faz, entusiasmo, capacidade de criação, dentre outros, além de saber aproveitar todas as oportunidades que possam surgir. E o empreendedor que desejar ter sucesso no seu negócio terá que ter conhecimento em planejamento, finanças, recursos humanos, marketing, propaganda, embalagem, logística, dentre outros.


Portanto, o empreendedor se torna empresário quando reconhece que não consegue mais controlar a sua empresa sozinho, ou seja, chegou no seu limite. E aí ele deve ter a capacidade de delegar funções a seus subordinados.


Com o equilíbrio das características de empreendedor e empresário, certamente o sucesso do negócio acontecerá.


Mirela Sousa da Silva é graduada em Administração com habiliatação em Comércio Exterior da Faculdade Integrada do Ceará - FIC.
mirelasousa@bol.com.br

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.