Empreendedor-empresário, desafios dessa trilha

Os desafios na trilha de empreendedores que se tornam empresários

Quando um empreendedor idealiza um novo negócio, está certo da geração de valores sejam financeiros ou economicos e disposto a ações que contribuam positivamente com a sociedade.

Ninguem empreende para fracassar, isto é fato. E mesmo quando os resultados não são os esperados, não é porque faltou vontade de realização e sim, porque as ações do caminho não foram complementadas corretamente.

É um desafio para micros e pequenos empresários, compreender que EMPREENDER é uma caracteristica que impulsiona o surgimento de novos negócios e soluções criativas, no entanto, é a boa GESTÃO que promove o crescimento, desenvolvimento e permanencia no mercado.

Confundir-se controles de resultados e gestão fiscal e contábil com burocracia é um engano dos grandes. Não se pode controlar o que nao se vê e resultados são apurador a partir de indicadores que mostram a evolução do empreendimento.

Uma desculpa habitual de muitos empreendedores é que "nao tem tempo" para verificação dos relatorios de gestão porque estão muito ocupados com a produção e o atendimento. Tem tempo para trabalhar na empresa não é o mesmo que ter tempo para trabalhar a empresa que, se faltar no processo, pode levar a empresa a andar no escuro da falta de informações por muito tempo, quando não à falencia financeira.

O empreendedor disposto a fazer com que as coisas deem muito certo desde o inicio, deve buscar enendimento, logo depsois do plano de negocios da empresa, sobre como fará a gestão dos negocios, de quais ferramentas vai precisar, de quantas pessoas precisará para ajudá-lo e o que farão. Isto é como um treino constante cujos resultados melhoram dia a dia promovendo novas idéias, novas metas, novos rumos, com base em inmformações pautadas na realidade dos fatos e não apenas em projeções.

Os profissionais de contabilidade são super parceiros de todas as empresas, podendo contribuir para o bom desenvolvimento dos negocios desde o inicio do empreendimento. As ferramentas tecnologicas podem ser amplamente utilizadas tambem, de forma a minimizar o tempo de tarefas operacionais e cuidem do trabalho repetitivo, enquanto as pessoas da organização dedicam-se a projetos que alavancam os negocios. No entanto, a responsabilidade pelas decisoes e mudanças no percurso é do empreendedor, que agora vive a tragetória de empresário.

O processo de gestão contábil é muito rico e capaz de produzir muitos indicadores indispensáveis à avaliação do empreendimento. A base desses indicadores são os documentos que comprovam as operações diárias da organização. Ou seja, é a qualidade dos documentos utilizados que garantem informações transparentes e potenciais indicadores. A falta de documentos ou a má qualidade destes, atrapalham o processo.

O empreendedor-empresário enfrenta outros desafios, como por exemplo um mercado mais exigente e que tem pouco ou nenhum espaço para quem nao quer trabalhar corretamente sob todos os pontos de vista, além de consumidores mais exigentes e criteriosos com os valores que estão pagando por produtos e serviços.

Somos todos responsáveis por nossas atividades profissionais e quando estamos envolvidos com negocios, a responsabilidade se estende. Trata-se de um grande exercicio de aprendizado e aplicação de conhecimento que podem aumentar nossas possibilidades de, além de construir empreendimentos bem sucedidos, contribuir para uma sociedade melhor.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento