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Empreendedor e papo de elevador

Prepare uma conversa objetiva, de no máximo 150 palavras para vender seu plano de negócio para um potencial investidor.

Empreendedor e papo de elevador

Eder Luiz Bolson autor do livro Tchau Patrão! (www.tchaupatrao.com.br)



Você viu uma oportunidade e a transformou num plano de negócio. Imagine que você está entrando num elevador e encontra um potencial investidor, para o qual você sempre sonhou vender sua idéia de negócio. Ele é uma pessoa ocupadíssima. Você terá muito pouco tempo de conversa. Seu papo vai durar só até a chegada no vigésimo andar. Sua conversa terá que ser objetiva e convincente. Por onde começar? Pelas vantagens do seu produto? Pelos custos mais baixos? Pelos lucros futuros? Se você não tiver aquilo que os americanos chamam de elevator pitch preparado: vai gaguejar, falar coisas desconexas ou pouco objetivas. Vai acabar perdendo uma oportunidade que dificilmente se repetirá.


Se você já terminou seu plano de negócio, é hora de começar a preparar um papo de elevador muito convincente sobre as suas vantagens. Ele devera gastar 30 a 60 segundos e umas 150 palavras. Esses encontros rápidos com potenciais financiadores do seu plano não ocorrem somente em elevadores, podem ocorrer nos saguões dos aeroportos, em reuniões de negócios ou eventos sociais. O importante é ter um papo rápido, objetivo e bem ensaiado. Ele deve capturar a atenção do ouvinte a ponto de fazê-lo pedir: Me envia um sumário executivo do seu plano de negócio.


Existem técnicas para elaborar um bom papo de elevador. Eis algumas dicas:

a) Use uma isca inicial. Abra sua conversa com algo que prenda a atenção, que o deixe a pessoa curiosa, querendo ouvir mais sobre o plano;

b) Fale objetivamente e com muita ênfase e paixão sobre: a idéia de negócio, para quem vai vender, quanto vai faturar, a equipe que ficará a frente do negócio, quanto vai faturar por ano, lucratividade, principais competidores e qual será a vantagem competitiva;

c) Se o ouvinte ficar impassível diante da sua exposição, ainda resta o recurso de encerrar o papo com uma solicitação que conduza para uma nova oportunidade, para uma melhor apresentação do seu plano. Mais ou menos assim: o senhor tem um endereço para onde eu possa mandar um resumo executivo ou agendar uma data para apresentação desse plano?

O elevador já chegou no seu andar. Meu papo termina aqui. Boa sorte!!!


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