Café com ADM
#

Email ou Redes Sociais?

Uma interessante pesquisa recente demonstrou uma característica que há muito tempo abordamos no Blog: As redes sociais estão cada vez mais sendo usadas em detrimento do email. Aliás, desde 2009 escrevemos sobre este assunto. Leia o artigo de 2009 e o de 2010. Para ler a pesquisa recente, clique aqui.Ou seja, há pelo menos dois anos já se fala em redes sociais tornando-se mais importantes que o email. Porque, então, ainda não substituiram o email?

Por uma importante razão: Redes Sociais são públicas.

O foco das redes sociais é de unir pessoas, interesses e conversas. Se você conhece alguém no Facebook e quer conversar com ele, porque mandar um email ou entrar no MSN? Basta acessar seu perfil e deixar um recado ou usar o serviço de email interno ou mural do Facebook.

Agora, o foco do email é bem mais amplo. Se você vai mandar ao seu subordinado um orçamento para um cliente, você não irá manda-lo pelas redes sociais, onde todos podem ter acesso, certo?

E mesmo que seja uma mensagem privada – a exemplo do Twitter – ainda assim, o email se mostra mais eficiente.

O que estamos percebendo é uma tendência, ou seja, os jovens estão cada vez mais usando as redes sociais para se comunicar e menos o email, contudo as pessoas acima de 55 anos estão ao contrário, voltando ao email... A realidade é que pelo menos 70% dos americanos segundo a pesquisa ainda usam seus emails, o que não deverá ainda prejudicar este serviço por algum tempo.

O questionamento que fica é: Você está preparado para as redes sociais? Caso não, cuidado, se a tendência se confirmar, poderemos ter redes sociais exclusivas internas dentro das empresas e sem conhecimento, você poderá estar fora do mercado de trabalho.

Não espere o mundo mudar. Conheça as tendências e se atualize. Conhecimento é, e sempre será, um diferencial.

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.