Email marketing para agências de viagem

Esse artigo contempla cada etapa da produção de uma campanha de email marketing para agências de viagem, desde o planejamento à mensuração de resultados, com objetivo de aguçar sua criatividade e ajudar a alavancar o alcance e resultado de negócios relativos à área de turismo

Muito além de comercializar passagens, hospedagens e passeios, uma agência de viagem vende experiências, conquistas, sonhos. Afinal, são essas motivações que se transformam em receita para a empresa ou negócio da área de turismo. Entre os diversos canais de comunicação, o email marketing para agências de viagem apresenta-se como um excelente veículo de relacionamento entre empresa e cliente, à medida que pode entregar informações valiosas, que estejam de acordo com o interesse do usuário. Ainda que as conversões sejam um ponto bastante importante – e que o email marketing possua as melhores taxas de conversão de vendas em e-commerces, por exemplo – a ferramenta também pode auxiliar no entendimento do público-alvo e no despertar para o planejamento de viagens e fidelização.

Planejamento de campanhas

Você sabe porque e para que está criando uma campanha de email marketing? O que sua agência de viagem, ou empresa da área de turismo, está buscando com tais envios? Quer gerar mais vendas, quer se aproximar de seus clientes, quer promover sua marca? Lembre-se de enumerar todos os objetivos envolvidos em sua campanha, assim, fica mais fácil mensurar seu sucesso mais pra frente. Existem diversos tipos de email marketing, e além de definir quais tipos serão utilizados por seu negócio, é importante definir como cada um alcançará as metas pré-definidas. Você pode desenvolver um email marketing promocional, com foco total em venda, oferecendo seus produtos e serviços. Você pode criar um email transacional, que será enviado para confirmações de ações do usuário. Você pode criar umanewsletter, com informações relevantes sobre destinos e roteiros de viagem. São muitas as possibilidades e retornos, o que vale é definir previamente suas necessidades.

Outro ponto importante é analisar seu mailing, a lista de emails para qual suas mensagens serão enviadas, que deve ser baseada na permissão dos usuários. Existem muitas maneiras de construir mailings através de estratégias Opt-in, como formulários em sites e blogs, solicitações em redes sociais, marketing de conteúdo, cadastro presencial, entre outros. Com uma lista organizada e segmentada por interesses em mãos, partimos para a produção da conteúdo da mensagem.

Produção de conteúdo

Uma das partes mais importantes do email marketing é planejar o que se vai transmitir ao usuário (baseado, claro, nos objetivos pensados anteriormente). O conteúdo de um email marketing não abrange somente textos, mas também imagens, arquitetura das informações, template, links e etc. No caso de email marketing para agências de viagem, alguns pontos são ainda mais importantes, listamos alguns abaixo:

  1. É muito importante que o conteúdo de sua mensagem tenha relação direta com o assunto desta. Não adianta oferecer “Hoteis 5 estrelas em Nova York” e citar todos os hotéis cinco estrelas dos Estados Unidos, por exemplo.
  2. Emails com muita rolagem e com muitas ofertas tendem a incomodar o usuário e fazê-lo se perder no meio de tantas informações. Por falta de foco, ele pode abandonar sua mensagem em poucos segundos, portanto, nunca ofereça informações sobre muitos pontos turísticos ou com muitas ofertas, por exemplo.
  3. Nos primeiros envios, instigue o usuário a entregar informações que beneficiem a sua empresa e ele próprio. Insira links que direcionem a assuntos específicos (como “Viagem em família”, “Lua de mel”, “Mochilão”, “Volta ao mundo”, “Vida noturna”, “Praia” e etc.) para que o usuário indique quais temas prefere receber nos próximos envios.
  4. Ajude seu cliente a escolher a viagem certa. Produza e-mails marketing com informações sobre destinos de viagem, gastos médios, pontos turísticos, dicas de hospedagem. Faça-o sonhar!
  5. Ao oferecer conteúdos interessantes e relevantes para seus clientes, aproveite para solicitar que sejam compartilhados através de suas redes sociais (adicionando botões, para facilitar), se oferecer alguma vantagem ou desconto, as possibilidades aumentam!
  6. Imagens são muito importantes em email marketing sobre viagens, no entanto lembre-se que além da qualidade, outros pontos importantes devem ser considerados, como não construir um email marketing apenas com uma imagem, entre outros.
  7. Linhas de assunto são fundamentais em email marketing, pois são determinantes na decisão de abertura da mensagem. Segundo relatório da SilverPop, emails da indústria de viagem possuem em média 15% de abertura, uma das taxas mais baixas.
  8. Lembre-se de inserir links para seu site e para todas as suas redes sociais. Você pode inserir links que geram postagens automáticas com o conteúdo de seu email, assim os usuários podem compartilhar a mensagem com seus amigos.
  9. Pense em templates que sejam responsivos, que se adaptem ao tamanho da tela de visualização. Não esqueça dos usuários que irão abrir sua mensagem em dispositivos móveis.
  10. Insira botões call to action bem visíveis no seu email marketing, que indiquem qual ação o usuário está tomando com o clique (não apenas um “clique aqui”).

Possibilidades de automação

Aproveite os dados de compra dos clientes em seu próprio site (e-commerce) para segmentar o conteúdo de seus e-mails. Analise informações armazenadas em sua página, deixadas pelos usuários, como locais de origem e destino, datas e períodos de viagem e valores das compras anteriores. Desta forma, você consegue segmentar envios para pessoas que tiram férias na mesma época do ano, pessoas que viajam todo o mês a trabalho, entre outros. Faça diferentes tipos de envio e-mail marketing para cada público de interesse, colocando sempre em destaque um conteúdo que irá agradá-lo.

Que tal adicionar o nome do usuário não somente na mensagem, mas na linha de assunto? Dias antes de sua viagem, informe-o sobre o lugar que irá visitar (tempo de viagem, dicas de locais para visitar, clima e temperatura, entre outros assuntos, aluguel de veículos). Após o período da viagem, peça feedbacks para o usuário e aproveite para oferecer outros produtos, serviços ou vantagens. Não apenas os dados solicitados ao usuários são importantes, mas também os dados baseados em comportamento do usuário (aberturas, compras, viagens realizadas, entre outros). É imprescindível que essas informações estejam bem organizadas, em bancos de dados confiáveis. Dados que são de conhecimento geral também podem ser aproveitados. A queda da moeda de algum país pode estimular a busca por viagens para tal lugar, assim como um evento famoso ou mesmo uma data comemorativa importante.

Estratégias de envio

As estratégias de envio de email marketing para agências de viagem são fundamentais para o sucesso das campanhas. Mesmo que o usuário tenha concedido seu endereço de email, e que queira receber conteúdos sobre turismo, é muito importante ter em mente as especificidades desse tipo de segmento.

  • Encontre um equilíbrio na quantidade e periodicidade de envio: sua empresa deve permanecer na mente de seus potenciais clientes, mas não sobrecarregá-los e forçá-los a enviar suas mensagens para o spam.
  • Compreenda que uma viagem não se trata de uma compra por impulso (como uma roupa, um livro, um jogo), trata-se de um produto que exige um tempo de maturação e decisão do usuário. Logo, enviar uma enxurrada de emails sobre destinos e promoções não é a melhor saída.
  • Foque nos diversos tipos de público que você pode atingir, principalmente nos primeiros envios, quando você ainda não tem uma noção exata sobre gostos e interesses. Há pessoas que preferem viagens rápidas, durante o final de semana, em lugares não muito distantes. Outras preferem viagens mais demoradas e, de preferência, fora do país de origem. Há ainda aquelas pessoas que não costumam viajar com frequência e que, consequentemente, não tem familiaridade com roteiros, investimentos e etc.
  • Segmente seus envios com base no comportamento dos usuários que interagiram com seus emails. As informações sobre o usuário, inclusive, podem aparecer já na linha de assunto de seu email marketing, isso demonstra uma proximidade com o cliente. Por exemplo: “Fulano, um presente para você que adora os alpes chilenos”.
  • Não baseie seus envios de e-mail marketing por temporadas altas ou baixas. Há pessoas querendo viajar o ano todo, não perca oportunidades cogitando um cenário generalizado. Aproveitar determinadas épocas do ano, como feriados e datas comemorativas pode ser uma boa escolha, mas lembre-se de personalizar ao máximo seu e-mail, oferecendo benefícios próximo a data de aniversário do cliente, por exemplo.

Mensuração de resultados

Analisar os resultados de sua campanha é fundamental para mensurar o sucesso, o investimento e os retornos. Além disso, os dados de acesso, desde atividades com relação à mensagem até comportamentos relacionados às compras, dizem muito sobre seu cliente e podem ajudar também na estratégia, segmentação e personalização para os próximos envios. Por exemplo:

Usuários que abriram o email: podem ser fisgados com promoções exclusivas ou com conteúdos mais relevantes no próximo envio.

Usuários que não abriram o email: talvez seja necessário realizar testes de linhas de assunto ou horários de envio.

Usuários que clicaram no email, mas não converteram: é interessante reativar a tentativa de compra em envios futuros (Ex.: “Vimos que você se mostrou interessado em tal serviço, gostaríamos de lhe convidar para experimentá-lo”).

Usuários que converteram através do email: usuários que realizam compras motivados pelo email marketing são excelentes fontes para feedbacks. Solicite suas percepções sobre seus produtos ou serviços.

Usuários que só compram viagens em determinadas épocas: explore os momentos específicos. Usuários que compram pacotes de viagem apenas em datas determinadas, não necessitam do recebimento de envio semanal, por exemplo. Da mesma forma, usuários que viajam mais seguidamente, necessitam de informações com mais frequência.

Tem uma agência de viagem? Tem um hotel ou pousada? Trabalha no ramo do turismo? Aproveite as dicas e comece agora mesmo seus envios de email marketing.

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