Em uma loja: o descuido com a arrumação e a limpeza das mercadorias é uma falha imperdoável

A área de vendas não deve ficar atulhada de mercadorias, causando um aspecto desagradável e dificultando a circulação e a escolha dos artigos pelo cliente. Deve-se cuidar bem do local onde as mercadorias estão expostas, para que tudo esteja em perfeita ordem

Na semana passada foi visto o artigo “A fachada da empresa: é a primeira imagem que fica na mente do cliente.” E, dando continuidade ao projeto, a postagem de hoje se refere à “Em uma loja: o descuido com a arrumação e a limpeza das mercadorias é uma falha imperdoável.– que representa a 11ª fase para a montagem da empresa.

11ª. Em uma loja: o descuido com a arrumação e a limpeza das mercadorias é uma falha imperdoável.

Enquanto os aspectos externos do estabelecimento comercial – fachada principal e vitrine, vistos no artigo anterior – devem chamar a atenção do cliente, os aspectos internos deverão prender a sua atenção. Dessa forma, procure cuidar bem da exposição correta e funcional das mercadorias. E, lembre-se: de que a decoração deverá ser equilibrada e agradável, e, também, que tenha ventilação constante.

Os pisos, paredes e tetos deverão estar sempre limpos e a localização das mercadorias deve ser facilitada por letreiros bem visíveis. Saiba que o efeito que o visual causa nas pessoas, tem relação direta com o sucesso das vendas, porque mercadorias bem expostas, com certeza serão vendas garantidas. Se for importante o que as pessoas veem, o comerciante deve explorar bem a forma de expor às mercadorias, com imaginação e criatividade, para estimular as vendas.

Para que a exposição possa aumentar o volume das vendas, devem ser feitas as seguintes observações nas mercadorias, quanto:

à variedade

É um aspecto muito importante; assim, deve ser bem dosada e controlada, pois, se reduzida, deixa o cliente sem opções de compra e se excessiva, além de onerar o capital de giro, pode confundir o cliente, provocando uma indecisão na hora da compra.

à quantidade de itens

A área de vendas não deve ficar atulhada de mercadorias, causando um aspecto desagradável e dificultando a circulação e a escolha dos artigos pelo cliente. Deve-se cuidar bem do local onde as mercadorias estão expostas, para que tudo esteja em perfeita ordem.

à arrumação e à limpeza

O descuido com a arrumação e a limpeza das mercadorias é uma falha imperdoável. É desagradável para um cliente, pegar ou até mesmo tocar numa mercadoria empoeirada. A mercadoria deve ser apresentada convenientemente arrumada e limpa. Mas, para a arrumação das mesmas, devem ser observados os seguintes aspectos nos expositores:

- colocar em destaque as mercadorias de embalagens atraentes, pois, a sua finalidade é, exatamente, atrair o cliente até o produto;

- permitir que as mercadorias sejam visualizadas, pois, escondidas, exigem que o cliente descubra o seu paradeiro;

- conservar as mercadorias sempre limpas, sem manchas, sem poeiras e sem riscos, porque, isso dá a impressão ao cliente de que ela é realmente nova;

- à colocação dos preços nas mercadorias facilita a comunicação entre o produto, que se oferece, e o cliente, dizendo-lhe quanto custa por meio de uma simples etiqueta; e

- entre a variedade de itens expostos para a venda, é necessário destacar alguns para chamar a atenção da clientela, para fixá-los em suas mentes, despertando o desejo de compra. Porém, esse destaque não poderá ultrapassar o período de 30 dias, porque a partir desse período, ele tende a ser negativo, sugerindo ao cliente que, o mesmo está encalhado.

Creio que com essas dicas iniciais – com os artigos vistos na inspiração e criação de uma empresa – você já tenha condições de começar o seu próprio negócio, mas lembre-se, mais uma vez, que conhecer o ramo de atividade em que você trabalha irá lhe ajudar muito, e, também, não se esqueça, de que ter prazer no que você faz – como se fosse um “hobby” – é um forte indício do sucesso que a sua empresa terá no futuro.

Espero que você tenha gostado desse artigo. E, até o próximo artigo. Aguardem!

Texto baseado no meu livro Montando e Mantendo o $eu Próprio Negócio

ExibirMinimizar
aci baixe o app