Em tempos de crise, sugiro escolhermos nossos avatares
Em tempos de crise, sugiro escolhermos nossos avatares

Em tempos de crise, sugiro escolhermos nossos avatares

Talvez não tenha momento mais adequado do que a crise para que possamos nos dar um sacode e nos aprimorarmos. Hora de sair da zona de conforto. De querer mais, buscar mais e mostrar mais. Hora de usar a criatividade, furar o bloqueio e se apresentar para o jogo

Ninguém tem dúvida que vivemos tempos de crise econômica e caos político, mas este texto não tem o intuito de repetir tudo o que nós já temos visto na televisão ou lido nos jornais e revistas nos últimos meses. Já estamos todos impactados diretamente nos bolsos e no aspecto psicológico.

Recentemente, li uma piada de humor negro que era muito boa e serve para reflexão. Dizia que a ciência identificou que tem Rivotril na água dos brasileiros, pois só isso consegue explicar tamanha passividade diante do que está acontecendo. Todos devem ter tomado este tranquilizante de alta potência.

Hoje sabemos que a crise não era uma “marolinha” e tampouco passageira. Muito pode acontecer e, diante disso, pelo menos até 2017 seremos fortemente impactados como consumidores, investidores, clientes, pais e mães de família ou empresários. Ninguém está fora do contexto, todos estão inseridos neste tsunami político e econômico. Todos afetados pela corrupção, guerra de egos e falta de ética de nossos governantes.

Podemos ficar passivos e paralisados diante dos noticiários e das taxas decrescentes, nos reunirmos no bar para tomar umas e chorar as pitangas uns nos ombros dos outros, nos doparmos com Rivotril ou podemos fazer algo. Nós podemos escolher nos lamentar e aguardar o desfecho ou podemos nos movimentar.

Por que não usar este momento para fazer uma autoavaliação? Ou para fazer aquele curso online? Para ler mais sobre o seu mercado de atuação? Pode ser um ótimo momento para reativar seu networking. Também para atualizar o seu currículo. Conversar com especialistas. Fazer uma imersão no inglês ou no espanhol e adquirir fluência. Conhecer suas competências e fortalecê-las. Investir no seu conhecimento. Participar de workshops e eventos. Se preparar para todo e qualquer cenário. Seja para fazer a diferença na sua empresa atual ou para ser demitido e ir à luta. Seja para mudar de emprego ou para fazer a tarefa de mais dois colegas que foram cortados do quadro de funcionários.

Talvez não tenha momento mais adequado do que a crise para que possamos nos dar um sacode e nos aprimorarmos. Hora de sair da zona de conforto. De querer mais, buscar mais e mostrar mais. Hora de usar a criatividade, furar o bloqueio e se apresentar para o jogo.

Podemos focar no crescente aumento da taxa de desemprego e pensarmos que estamos todos fadados ao fracasso ou nos concentrarmos no positivo e construirmos a nossa própria realidade. Que tal escolhermos o nosso avatar com todas as qualidades e características que desejamos e nos projetarmos nele? Depois de projetar, fazer uma lista de objetivos e colocar em prática o plano de ação até o momento em que o virtual e o real se tornam um só. Vamos nos preparar, acreditar, movimentar a energia e agir para receber em troca o que buscamos. There is no free lunch, dinner or coffee.

Pode não ser tão rápido quanto gostaríamos, mas certamente é melhor do que nos apegarmos à crença de que todos os jovens recém-formados ficarão desempregados, ou que os baby boomers que não se aposentarem por iniciativa própria o farão por falta de emprego e que a geração Y vai se matar por uma vaga.

Vamos largar um pouco o noticiário e ler um bom livro de ficção. Assistir a filmes de batalha e conquista, liderança, negócios, estratégia. Ler histórias de empreendedores. Conversar com pessoas positivas. Trocar boas energias. Adquirir conhecimento.

A crise, as quedas, as dificuldades também são excelentes oportunidades para quem souber aproveitar.

Este é um bom momento para reagir, despertar e sair da passividade. Escolha o seu avatar, sonhe, ultrapasse os obstáculos e corra atrás dos seus objetivos.

“Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer, e o poder lhe será dado.” (Lair Ribeiro)

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento