Em tempos de crise, retrair é um erro

É preciso que os empresários compreendam que a retração de ações neste cenário apenas irá agravar a situação da organização

O mercado está em crise, isso é fato! A inflação brasileira deve fechar o ano com o índice de 9,75% – mais que o dobro de 4,5% que era a meta oficial do governo. Mas, por que algumas empresas estão conseguindo se sobressair neste cenário de alta criticidade?

A resposta é simples: inovação.

É preciso que os empresários compreendam que a retração de ações neste cenário apenas irá agravar a situação da organização. A recomendação é, parar e fazer uma leitura objetiva e criativa do cenário, devendo-se neste momento identificar as forças e fraquezas da organização, analisar de forma cuidadosa o que a sua empresa possui de positivo e negativo nas áreas de atendimento, processos, tecnologia, produtos, serviços, preços e comunicação. Faz-se importante também avaliar o que o macroambiente oferece como oportunidade ou ameaça – aqui é oportuno considerar pontos como economia, tendências, comportamentos e cultura.

Neste atual momento investir em modernização, criatividade e atendimento no ponto de venda poderá render ao empresário um bom retorno. Pense em o que você pode oferecer de diferente ao cliente e que o seu concorrente não está ofertando. Lembre-se que, tudo em sua loja deve gerar uma experiência positiva ao cliente.

Gosto muito de reforçar que criar experiências positivas e inovar não é algo a ser realizado apenas pelas grandes organizações – empresas de todos os tamanhos podem fazê-la. Gosto de citar como exemplo o Pipoqueiro Valdir, que busca criar uma experiência diferente e positiva aos seus clientes. Separei algumas ações simples desenvolvidas pelo pipoqueiro mais famoso do Brasil e que podem ajudar a sua empresa no dia a dia:

Atendimento: sempre cortes e proativo.

Qualidade do Produto: padronizada, com constantes análises para novas melhorias.

Higienização: nenhum contato manual com os insumos da produção, vestimenta totalmente branca para atestar a higiene, roupas trocadas diariamente, limpeza diária do carrinho e utensílios com detergente neutro e álcool.

Carrinho de pipoca: personalizado com a marca do pipoqueiro

Cortesia: inovação com entrega de kit higiene ao cliente proporcionando o maior conforto dos clientes, é entregue gratuitamente a todos os clientes um pequeno pacote plástico contendo: um guardanapo branco; um palito de dente embalado individualmente e uma bala de hortelã de ótima qualidade.

Para encerrar, gostaria de resgatar um pensamento do Steve Jobs: a inovação é o que distingue um líder de um seguidor. E então, a sua marca está inovando ou seguindo a crença limitante da crise?

ExibirMinimizar
aci baixe o app