Em tempos de crise, que tal empreender seu condomínio?

É exatamente nos momentos de crise que vemos as comunidades se reajustarem, a criarem oportunidades para, juntos, terem opções rentáveis para seus negócios

Está em todos os lugares, em todas as conversas: o país está em crise econômica e política. Para alguns esse é um cenário em que não há nada para se fazer a não ser esperar a tempestade passar, para outros, o estado de crise é exatamente a oportunidade necessária para fazer as coisas acontecerem. É como dizem: “enquanto alguns choram, outros vendem lenço”.

Nos condomínios não é diferente. Vemos a inadimplência aumentar, as relações entre gestores e condôminos ficar mais tensas e a crescente necessidade de encontrar alternativas para fechar a conta com saldo positivo tanto na gestão quanto na vida de cada um que mora nessa comunidade. Já parou para pensar que a solução pode estar no mesmo lugar do problema? Que passar a olhar o copo meio cheio lhe fará a dar menos importância ao copo meio vazio?

É exatamente nos momentos de crise que vemos as comunidades se reajustarem, a criarem oportunidades para, juntos, terem opções rentáveis para seus negócios. A solidariedade, a construção de networking, de conexão se mostra como a chance que faltava para fazer a roda voltar a girar.

Em cada condomínio temos uma gama enorme de profissionais que estão dispostos a oferecerem seus serviços a quem, no mesmo local, precisa deles. A chave para essa conexão é a iniciativa para expor todas essas possibilidades. Basta uma pessoa que esteja disposta a colocar quem oferece o produto ou serviço diante de quem tem a necessidade dele. Você poderia ser essa pessoa que ajuda as demais a encontrarem soluções?

A economia solidária, compartilhada tem ganho um espaço gigante na nossa sociedade e é com a união de um pequeno esforço de cada um em prol dos demais que vemos grandes negócios serem fechados. Já pensou em promover uma feira de empreendedores mensal dentro do seu condomínio? Criar uma publicação em que cada um possa expor o seu trabalho e se colocar à disposição dos demais? Propor ações de maior integração e conectividade entre você e seus vizinhos?

Em momentos de crise precisamos vender mais, servir mais e desbravar novos mercados. Dentro de um mesmo condomínio temos aqueles que fornecem alimentação saudável e aqueles que necessitam dela, mas não têm tempo de prepara-la. Existe quem vende seguro e quem precisa contratar um seguro. Pode ainda existir um grupo de mães que gerenciam o transporte escolar de crianças para uma mesma escola ou um grupo escolar. Sem contar com os diversos profissionais, advogados, arquitetos, professores, psicólogos, enfim... são inúmeras as possibilidades que estão escondidas para serem descobertas!

Os benefícios dessas parcerias vão muito além da redução da inadimplência das taxas de condomínio. Há um reforço muito positivo para integração dos moradores, do senso de comunidade, de solidariedade! Ganha o condomínio, ganham os moradores que terão em seus vizinhos um leque de soluções para seus problemas.

Se hoje nos sentimos tão frustrados e decepcionados por a crise de confiança nos governantes e no cenário econômico, não é ótimo pensar que soluções podem estar na porta ao lado? Use a criatividade e se una com outras pessoas que tenham a mesma visão de “copo meio cheio”! Tenho certeza de que surgirão ideias criativas e produtivas para todos os envolvidos!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento