Em momentos de crise, seja confiante

Quando a crise chega não basta a razão ou a emoção: a espiritualidade também precisa entrar em cena

Manter a confiança é um dos maiores desafios diante da crise. Em vez disso, em geral, as pessoas perdem a confiança e entram em um estado de incerteza tal que pensar no futuro se torna algo terrível. Incertezas associadas a um estado emocional depressivo inauguram um tempo de tristeza e amargura, que pode se transformar em total perda de força para reagir à crise.

Ser confiante é fundamental para sobreviver às crises. É claro que não é fácil ser confiante quando tudo está dando errado, mas é necessário. Sem confiança, as coisas pioram, pois, além da dura realidade que está à nossa frente, surge, dentro de nós, outra realidade potencialmente pior do que tudo o que nos cerca: o medo. O medo é o resultado da crescente incerteza que ocorre diante da crise. Ele é decorrente da fraqueza que vai nos dominando quando percebemos que boas iniciativas parecem não funcionar diante da crise. O medo é capaz de drenar nossa força e nosso potencial, deixando-nos em um estado de inércia, e enquanto estamos assim, a crise pode aumentar e tornar-se insolúvel.

Somente a confiança afasta o medo. E, além disso, cria uma condição favorável para o enfrentamento das crises. A confiança fortalece, anima e cria um universo de possibilidades. A questão que aqui se levanta é: como ter confiança? A resposta é difícil. Quando a crise está instalada, parece ser impossível encontrar esperança. Mas, aí, entramos no terreno da espiritualidade, onde a fé pode ser encontrada, junto com outros elementos, como o amor, o perdão e a esperança. A confiança existe em um campo muito mais espiritual do que racional ou até mesmo emocional. Podemos até não sentir confiança, mas podemos crer que ela existe e passarmos a agir com essa força espiritual encontrada em homens e mulheres de fé. Na hora da crise, as ferramentas racionais podem não funcionar como gostaríamos e aí nada melhor do que buscar a esperança em um ambiente no qual a fé em Deus pode construir um cenário novo, cheio de esperança e possibilidade.

Seja confiante! Encare todas as possibilidades, e se não as encontrar, simplesmente confie, tenha esperança, encha-se de fé e caminhe em frente, vencendo a crise no campo da espiritualidade, onde tudo é possível ao que crê.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento