Em momentos de crise estabeleça metas à curto prazo

Ouvimos muito sobre metas a longo prazo e elas são de fato importantes. Mas, na crise, saber o que fazer à curto prazo também é muito importante

Momentos de crise estão cercados por incertezas. Desânimo. Medo. E na somatória desses e de outros elementos, muitos acabam sucumbindo à crise e entrando em um estado de inatividade, abandonando planos e desistindo de projetos. A crise se transforma em uma verdadeira muralha, aparentemente intransponível. E, como não se pode ver o que há do outro lado, acaba-se deixando de lado uma série de ações importantes – e até necessárias – para vencer a crise. Parece uma incoerência, mas é assim mesmo que acontece. A crise espanta as ações que podem vencê-la.

Diante dessa realidade, existe uma dica que vale a pena ser compartilhada: estabeleça metas de curto prazo. Não permita que a crise o leve a um estado de inatividade e paralisação. Apesar do medo, tenha metas que o mantenham em ‘atividade’. Se o futuro é incerto e acabou por encerrar alguns planos de longo prazo, que o presente seja cheio de iniciativas, ainda que pequenas diante da crise, mas motivadoras para manter você animado para enfrentar o pior cenário possível.

As metas de curto prazo nos dão um senso de realização e podem ajudar a construir um cenário novo. E, na grande maioria dos casos, elas serão imprescindíveis para alcançarmos as metas de longo prazo, talvez já afetadas pela crise. John Maxwell comenta que “as metas de curto prazo dão o senso de realização necessário para nos manter focados no longo prazo. Elas são um termômetro de nossa motivação” (Artigo: Lead Yourself. ITI Magazine, 1988). Diante da crise, precisamos ‘aumentar’ nossa temperatura emocional, inserindo coragem e motivação constantes para não desanimarmos com um futuro incerto.

Que ações de curto prazo você pode implementar? Que metas você deseja alcançar nas próximas semanas ou meses? Na somatória de pequenas vitórias, teremos motivação para encarar as vitórias maiores, algumas delas bem distantes e praticamente escondidas sob a crise.

Mantenha-se animado! Elabore suas metas de curto prazo e, à medida que for realizando-as, celebre! Não há crise que resista diante de uma pessoa motivada e cheia de entusiasmo e coragem para seguir em frente.

ExibirMinimizar
aci baixe o app