Em momentos de crise... Administre

Muitas pessoas perdem o controle nos momentos de crise. Saber manter-se administrador em meio ao turbilhão da crise é receita para o sucesso

Diante de crises, vemos muitas pessoas perdendo o controle. Essa perda de controle pode ocorrer em três aspectos: emocional, intelectual e administrativo. Vamos focar nesse último aspecto.

O que menos precisamos em momentos de crise é ter novos problemas. E eles podem aparecer facilmente se não formos firmes na administração, fazendo o que alguns chamam de ‘gestão de crise’. Um líder não pode perder o controle em momentos de crise. Aliás, nesses momentos, é que a liderança será manifesta, apontando o caráter, a sabedoria, firmeza e capacidade do líder em administrar situações difíceis.

Se todos perderem o controle emocional, caberá ao líder manter-se equilibrado, sendo uma referência de domínio próprio para a equipe. Se os projetos tiverem que ser adaptados a uma situação de crise, caberá ao líder ajudar a equipe, fornecendo alternativas, ideias e até mesmo indicando novos caminhos inovadores e criativos. E se a crise abalar a estrutura administrativa da organização, trazendo demissões, cortes orçamentários, revisão de metas e outras ações emergenciais, caberá ao líder administrar o caos instalado e, com uma gestão de excelência, garantir que a crise não será maior do que o potencial da equipe e a possibilidade de superação.

Em momentos de crise, não fuja de sua responsabilidade de administrar. De gerenciar a crise. De incentivar a equipe. Crises podem ser oportunidades para ensinarmos superação à nossa equipe de trabalho. Podem, também, gerar uma busca incessante por excelência e inovação. E podem, inclusive, desenvolver a fé, algo que raramente fazemos em momentos de tranquilidade e conforto.

Assuma sua liderança e faça a diferença em sua organização, família, igreja, condomínio, enfim, onde você estiver. Nesse momento de crise, apresente-se como um líder que fará o que for necessário para manter a ordem e promover a vitória.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento