Em momento de crise, saiba a importância do planejamento pessoal

Em tempos de crise é que vemos o quanto é importante o planejamento em nossa vida e a falta que faz. Mas como diz o ditado antes tarde do que nunca, então segue umas dicas para começar a planejar melhor a sua vida

Em tempos de crise é que vemos o quanto é importante o planejamento em nossa vida e a falta que faz. Mas como diz o ditado antes tarde do que nunca, então segue umas dicas para começar a planejar melhor a sua vida.

Muitos cuidam apenas do planejamento financeiro, por ser o que representa um retorno em curto prazo, fica mais evidente a necessidade de controlar as finanças. Mas em nossa vida temos outros valores que devemos cuidar como, família, crescimento profissional, sonhos e outros objetivos, por isso é extremamente importante um planejamento completo de sua vida.

Missão, Visão e Valores

Igual a uma empresa, assim você deve pensar a sua vida. Deve ter sua missão de vida, sua visão de futuro e seus valores. Exemplo: Tenho uma missão de ser um bom Pai, para isso é fundamental que um dos meus valores seja a Família. Já minha visão é estar realizado com minhas conquistas pessoais e profissionais, sendo uma das referências em liderança e integridade para as pessoas a minha volta.

Pontos forte e Pontos a desenvolver

Quando elaborei meu planejamento pessoal, me perguntei porque devo descrever meus pontos fortes?

Veja que é mais importante você ser especialista naquilo que é bom, que ser razoável em vários temas. Se quer ser um bom analista financeiro, aprimore suas habilidades em finanças.

Claro que não deve simplesmente descartar os pontos a desenvolver, liste cada um deles e melhore, para ser um bom analista financeiro nos dias de hoje é fundamental ter conhecimento em algumas ferramentas como o Excel, não precisa ser especialista mas tem que conhecer.

Objetivos

Descreva seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Mas lembre-se deve fatiar seu principal objetivo em projetos e ações menores, um bom exemplo que tenho é um objetivo de aumentar meu networking para isso tenho as seguintes ações, melhorar a comunicação, fazer novos contatos, manter contatos atuais ativos. Essas ações são como escadas e cada uma me leva mais próximo ao meu objetivo.

Não esqueça de colocar um prazo para o cumprimento de seus objetivos.

Indicadores

Por fim, crie indicadores que lhe demonstrem sua evolução. Assim facilitara seu acompanhamento e controle para que possa criar novas estratégias e enxergar onde deve corrigir e melhorar seu plano.

Espero que consiga atingir todos os seus objetivos!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento