Elogie a zeladora
Elogie a zeladora

Elogie a zeladora

Como tornar sua liderança encantadora

“Professor Paulo, como faço para ser um líder melhor, e conseguir ganhar minha equipe”, é uma das perguntas que mais ouço em eventos de liderança.

Dezembro de 2013, à noite, num hotel, estava eu realizando um dos primeiros treinamentos de liderança para um grupo de empresários locais. Abri o evento dizendo: “se você quer ser um líder melhor, se você quer ter uma equipe de alto desempenho, vender e produzir mais, elogie sua zeladora”.

Notei um silêncio pairar no ar, e imediatamente o público parou qualquer outro assunto que estivesse tendo, para prestar atenção ao que viria a seguir. Mas eu não disse nada além de: “se aprenderem isso hoje, saberão quase tudo sobre liderança”.

Como era de se esperar, alguém ergueu a mão, pedindo explicações sobre o que eu estava querendo dizer com aquela frase. De forma resumida, vou contar nesse artigo o que ela significa.

Eu gosto muito dessa técnica que eu transmito aos líderes e a todos os colaboradores das empresas. Elogie a zeladora é uma técnica fantástica para ajustar muitos padrões de comportamentos que as pessoas têm, melhorando o clima organizacional, a relação intra e interpessoal das equipes e setores.

Quando eu falo isso nas palestras de liderança, consultorias, treinamentos, como não poderia ser diferente, as pessoas me perguntam: “mas o que isso significa professor?”

O fato de eu pedir para que, durante a semana seguinte, todo o colaborador que adentrar a empresa, procure a zeladora para elogiá-la, tem um significado enorme, pelo simples fato de que quando você é capaz de elogiar as pessoas que estão, hierarquicamente, num nível inferior ao seu, treina sua humildade, reduz sua soberba, e pode até ajustar seu caráter, ainda que a psicologia fique maluca comigo em função de eu ser ousado em dizer isso.

Esse tipo de postura, vai amaciando o coração dos líderes, que passam a enxergar o valor das pessoas, e não as ver como números que, somados, geram resultados. O problema é que quando os líderes não agem da maneira adequada, o resultado da soma é negativo. E aí ficam tentando descobrir a razão de as vendas diminuírem, os atritos aumentarem, e a falta de habilidades para trabalhar em conjunto aparecer. Muitos contratam palestrantes na esperança de solucionarem seus problemas rapidamente. Se os líderes não mudarem juntos, depois da palestra, a solução terá duração tão rápida quanto ao evento.

No começo, as pessoas não veem sentido, porém, com o passar dos dias, o clima na organização vai mudando, e o elogio levanta a autoestima não só da zeladora, mas, de quem faz o elogio, ao observar a repercussão interna no time todo, que também passa a se elogiar entre seus membros.

As pessoas começam a perceber que, talvez, aquele elogio seja o único momento de alegria do outro, tão sobrecarregado, exposto aos mais variados tipos de trabalhos, exigências, tarefas estressantes. Quem labora em cargos vistos como inferiores nas empresas, sente-se um zero à esquerda, quase que como um fantasma, onde só falta tentarem atravessar pelo meio delas, ou desviar, quando as encontram.

Nas megaempresas, aposto com você, muitos zeladores e zeladoras, nem conhecem seus chefes, os diretores da empresa, o presidente. Jamais foram cumprimentadas, trocaram um olhar com eles. Quando a alta diretoria tem esse padrão de comportamento, as micro-lideranças vão agir da mesma maneira. Afinal, algo que ainda funciona em liderança é o exemplo, principalmente quando ele é negativo.

Muitos zeladores, porteiros, auxiliares de produção, assistentes dos mais diversos setores, estão vestindo a camisa da empresa, deixando tudo organizado, prontinho para que os demais colaboradores recebam os clientes. Mesmo assim, são ignorados, praticamente invisíveis em grande parte das organizações.

Chefes pedem parceria, comprometimento, trabalho em equipe, mas, ao mesmo tempo, são capazes de passar por cima da zeladora, do zelador, sem dizerem um bom dia.

Colegas de trabalho pedem atenção, respeito, dedicação, para o outro fazer mais do que o combinado, no entanto, jogam papel no chão, derramam café na mesa, e não são capazes de passar um pano na bagunça que fizeram, chamando a pessoa da limpeza, num tom superior, apontando para a sujeira a ser limpa.

Em muitas organizações, chefes, superiores, clientes, são bajulados, acariciados o tempo todo. Não que não que mereçam tal honra, todavia, a pobre zeladora, o zelador, mesmo doando o sangue pela empresa, sendo uma peça fundamental para o sucesso do negócio, sequer recebem um “até logo”.

Essa pequena mudança diária aí na sua empresa, vai impactar positivamente nas vendas, na produção, no marketing, na performance de toda a equipe, pois criará um time mais unido, amoroso, respeitoso, e sobretudo, humilde, o que é de extrema relevância, visto que a humildade é o degrau mais alto da liderança, e possivelmente, do comportamento humano.

Ao terminar o curso, naquela noite, perguntei a todos o que iriam fazer no dia seguinte, para ganharem a equipe, venderem e produzirem mais, e ouvi um sonoro: “vamos elogiar a zeladora”.

Pense nisso, vá elogiar, ou, ao menos, conhecer suas zeladoras e zeladores, apertando sua mão. Ah, não tem zeladora? Bem, então você não entendeu nada do que escrevi, porque não estamos falando de zeladores e zeladoras, mas, de respeito, honra, dignidade, parceria, reconhecimento, caráter e humildade.

Se você não entender isso, será capaz de gerir e se relacionar com máquinas, números, organizar projetos, mas, jamais terá a capacidade de liderar, verdadeiramente, alguém, nem trabalhar em equipe do jeito prazeroso que deve ser.

Forte abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre.

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    Professor Sérgio

    Professor SérgioAdministrador Premium

    Empresário, autor do bestseller MENTE DE VENCEDOR e Palestrante. Formando em Ciências Contábeis, e Pós-Graduado em Gestão Empresarial e Pessoas.

    Com uma história inspiradora, de infância humilde, como gari, dentre tantas outras atividades, se tornou empresário, escritor e palestrante de sucesso, e tem ajudados milhares de pessoas e empresas a revolucionarem suas vidas e seus negócios.

    O Prof. Paulo Sérgio tem realizado palestras por todo o território nacional e também internacional, levando uma mensagens inspiradora, através de sua história de sucesso, com muito conteúdo, bom humor, emoção e performance, capazes de estimular as pessoas à uma grande reflexão para promoverem às mudanças comportamentais necessárias para alavancarem seus resultados pessoais e profissionais.

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