Eficiência em etapas

As fases para o processo de transformação pessoal, trabalhando com mais eficiência e produtividade.

Eficiência está diretamente relacionada com o tempo de execução, seja no processo produtivo, ou na prestação de serviços. Mas ser eficiente não é apenas realizar seu trabalho em menor tempo. É evitar perda de tempo desnecessária e produzir com muito mais qualidade.


Em 1911, Frederick Taylor lançava seu livro "Princípios de Administração Científica", apresentado seus estudos sobre racionalização do trabalho. Posteriormente ele viria a ser considerado como o pai da Administração Científica. O objetivo de Taylor era obter maior eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Seus estudos foram fundamentais para a base da administração e seus métodos são utilizados até os dias de hoje.

Conforme novos estudos foram realizados, e novas teorias exploradas, o homem deixou de ser um mero instrumento mecânico de trabalho. A mecanização do homem não faz mais parte do cotidiano das organizações, mas atingir excelência operacional e maximizar a produtividade continua sendo os objetivos de todas as empresas atuais.

A demanda por produtos e serviços exigem uma produtividade mais efetiva das organizações e dos seus profissionais. Como os funcionários são a fonte primordial para a maximização dos resultados, é importante destacar algumas fases qua auxiliam o profissional a atingir a excelência produtiva com qualidade.

Defina Prioridades: Comece definindo atividades por grau de importância, sempre priorizando as ações essenciais para a continuação e andamento de suas funções. Não crie listas para isso, você pode se tornar dependente delas. Utilize sua memória. É repassando mentalmente essas funções primordiais que você ficará craque em realizá-las com eficiência e qualidade.

Crie Estratégia: Com as prioridades organizadas, fica mais fácil criar meios para executá-las. Estabeleça uma estratégia de operação, delineando suas ações e os passos para atingir seu objetivo diário.

Inove Métodos: Muitas empresas possuem métodos e sistemas rígidos, mas nem sempre eficientes. Experimente novos métodos, observe, adapte, ouse. Crie métodos que atendam suas necessidades operacionais.

Padronize funções: Criou um método eficiente? Pois então padronize e compartilhe com toda a empresa. Padronizar, a princípio, pode parecer um sistema mecanizado, mas esse procedimento é fundamental para organizar funções burocráticas e rotineiras, eliminando desperdício de tempo e evitando a fadiga. Padronizar auxilia na elaboração da sua estratégia e realização de suas prioridades.

Trabalhe em Equipe: O bom profissional sabe reconhecer as qualidades de sua equipe. Delegue tarefas, divida as responsabilidades, saiba trabalhar em equipe.

Trabalhar sobre pressão já faz parte da vida de muitos, grande parte já aprendeu a lidar com isso, mas as conseqüências podem ser fatais para o profissional e para a organização. Empresas precisam compreender que trabalhar horas e horas, ininterruptamente, não é sinônimo de produtividade, muito menos de eficiência. Trabalhar com calma, em um ambiente agradável proporciona um serviço de qualidade muito superior, além de manter o funcionário em equilíbrio e harmonia com os ideais da organização.

Ser eficiente é um processo contínuo de aperfeiçoamento. O profissional diferenciado sabe arriscar, inovar, buscar alternativas de melhorar o ambiente onde está inserido. Para resumir, uso as palavras de São Francisco de Assis: "Faça o necessário, depois o possível, e, de repente, você estará fazendo o impossível".

Acesse nosso blog: www.administrando.blog.com

Curta nossa página no facebook: www.facebook.com/administrando.blog

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Fernando Tavares

    Fernando Tavares

    Estudante do curso de Administração de Empresas da Unifenas, buscando complementar e aprender novos conceitos sobre a arte de administrar.
    café com admMinimizar