Efeitos da globalização no ambiente das organizações

Globalização, estabilização econômica e explosão do consumo, são variáveis impactantes para o ambiente das organizações. A Globalização que vem do aumento exponencial das transações internacionais, decorrente do advento de novas tecnologias de telecomunicações, informática, internet. Essas transações internacionais são compreendidas não só no sentido comercial como também financeiro, econômico, cultural e social.


Globalização, estabilização econômica e explosão do consumo, são variáveis impactantes para o ambiente das organizações. A Globalização que vem do aumento exponencial das transações internacionais, decorrente do advento de novas tecnologias de telecomunicações, informática, internet. Essas transações internacionais são compreendidas não só no sentido comercial como também financeiro, econômico, cultural e social. O fenômeno da globalização se repete ao longo do tempo, desde as trocas de produtos e serviços, divisas e pessoas entre países, desde 400 a.C, e o mundo já experimentava um período de intensa troca de mercadorias, valores e moedas.

No Renascimento, com a descoberta das Américas, a Revolução Industrial, o impacto da Globalização fez surgir as primeiras multinacionais durante o século XIX, o que veio a impulsionar movimentos crescentes de internacionalização.


E o Brasil com isso?


O Brasil experimentou a partir de 1994 a estabilização econômica com a implantação do Plano Real, terminando com uma tradição inflacionária que marcou a nossa economia por mais de uma década. Com o fim da inflação, acontece um grande aumento nos padrões de consumo, principalmente nas classes populares, e a elevação do poder de compra da classe C. Com o crescimento da inadimplência e a acirrada concorrência das multinacionais, veio uma onda de fusões e aquisições no Brasil.

As fusões e aquisições de empresas decorrem justamente desse contexto institucional marcado pela Globalização.


Após o Plano Real, as fusões e aquisições internacionais e domésticas totalizaram 1.646, desde 1992 até 1998. De 1994 a 2009, foram realizadas 5.495 fusões e aquisições.

As principais causas desse movimento foram:


1. Alteração do padrão tecnológico, proporcionando ampliação da escala de produção e a redução de custos.

2. Obtenção de sinergia de natureza financeira, tecnológica, mercadológica e organizacional.

3. Possibilidade de ganhos de natureza financeira.

4. Busca de consolidação de maior participação de mercado.

5. Desejo de penetrar em novos mercados, em curto período.


A Aquisição acontece quando existe a compra de controle de uma empresa por outra empresa ou grupo. A Fusão ocorre quando as operações dessas duas empresas são consolidadas.


Acerte o " o jogo" de aquisições das empresas:


COMPRADOR
EMPRESA ADQUIRIDA

1.Nestlé ( 2 )Arisco

2.Refinações de Milho Brasil (1) Garoto

3.Philip Morris ( ) Unibanco

4.Bradesco ( ) Lacta

5.Itaú ( ) Dako

6.GE ( ) BCN, Mercantil

7.Gol ( ) Telemar, Brasil Telecom

8.Oi ( ) Kolynos

9.Banco do Brasil ( ) Varig

10.Wal Mart ( )Nossa Caixa

11.BCN ( ) Lojas Maia

12.HSBC ( ) Sonae

13.Banco Excel ( ) Ambev

14.Gerdau ( ) Kolynos

15.Magazine Luísa ( ) Ponto Frio

16.Pão de Açucar ( ) Açominas, Aços Vilares

17.Ambev ( ) Banco Econômico

18.Colgate-Palmolive ( ) Itatiaia e Santa Cruz
19.Sul-América Seguros ( ) Bamerindus

20.Interbrew/Inbev ( ) Banco Itamarati









*Prof. Rosival Fagundes é Administrador de Empresas.Prof. Universitário.

Consultor do SEBRAE. Palestrante de temas: empreendedorismo, marketing, motivação e vendas. PALESTRA: JOVENS EMPREENDEDORES.

e-mail: rosival.fagundes@ba.sebrae.com.br

contato@rosivalfagundes.com.br

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Rosival Fagundes

    Rosival Fagundes

    Formação/capacitação: de Rosival Moreira Fagundes

    • Mestrando em Desenvolvimento e Gestão Social-UFBA;
    • Especialista em Gestão Empresarial – Universidade São Gonçalo-RJ;
    Pós-graduado em marketing pela FTE_Salvador-Ba
    • Especialista em Marketing – FTE/Faculdade de Tecnologia Empresarial Salvador/BA;
    • Administração de Empresas - UNIFACS;
    • Programa de Extensão em Formação de Consultores – UNIFACS/BA;
    • Coordenador e Professor das disciplinas : Mercadologia 1 e Mercadologia 2 do curso de Administração das Faculdades Integradas de Jequié.



    Contribuções no mercado:

    • Ocupou o cargo de Coordenador do Curso de Administração da FTC – Jequié/BA
    • Educador e Palestrante nas áreas de Empreendedorismo e Marketing
    • Coordenador e Professor das disciplinas Administração Mercadológica I e II no curso de Administração em Gestão de Negócios da FIJ/BA – Faculdades Integradas de Jequié
    • Analista do SEBRAE/BA
    • Possui artigos publicados em jornais e revistas como: A Tarde, Gazeta Mercantil, Gazeta da Bahia, Revista Atualidades, Revista Extra, Cidades em Foco, Letras Contábeis, dentre outros
    • Autor do Livro: “Empreendedorismo e Gestão Mercadológica”





    café com admMinimizar