E você, tem Terminativa?

O termo pode até não ser muito utilizado no ambiente corporativo e soar até um pouco estranho, mas se você quer ter sucesso na vida e nos negócios é melhor começar a terminar o que começou.

É bem provável que, assim como eu, você já tenha ouvido frases como: “Esta semana começaremos um novo projeto!”, “Agora é hora de iniciar o novo plano de trabalho!”, “Esta semana começo a academia”, “ah, Esse cara tem muita iniciativa” entre tantas outras do gênero. E estas são apenas alguns exemplos dos tantos que podem ser lembrados e que sempre estão ligados a ter iniciativa.

E ter iniciativa no mundo em que vivemos tornou-se um ponto especial, e até mesmo primordial, na escolha de novos colaboradores e parceiros para trabalhar com projetos que serão o diferencial da empresa. No ambiente corporativo ter iniciativa é colocar para rodar os planos da empresa e trazer para mesa novos trabalhos, mas também é possível colocar nesse contexto o âmbito pessoal. E nesse ponto ter iniciativa é dar o start naquela faculdade que se deseja fazer ou até mesmo na pós, no curso de inglês, na leitura de um livro, no site que se deseja desenvolver ou até mesmo na viagem que deseja tanto fazer.

Ter iniciativa é dar o primeiro passo rumo ao desejo e com esse primeiro passo surge pela frente um caminho longo, com algumas subidas, descidas e muitas curvas.

Agora vem a parte boa, pois iniciar algo é desafiador, mas não tanto quanto terminar. E para terminar e sentir a sensação de dever cumprido é necessário alinhar com as equipes internas e externas, falar com fornecedores, reunir para colocar todos na mesma página, trabalhar as divergências, esclarecer as dúvidas, superar as adversidades, criar uma rotina, ter frequência e disciplina nas atividades e principalmente potência trilhar este caminho e terminar o que foi iniciado.

A primeira palavra mágica que empreendedores e gestores adoram ouvir é iniciativa. A segunda vem brindar com a primeira e contribuir para o seu sucesso, do seu negócio e da sua empresa. Aliás, não darei apenas a palavra, mas uma frase imperativa para você.

Tenha Terminativa!

Se você começou, trate de terminar! Ter iniciativa é ótimo, demonstra pró atividade e responsabilidade com seus resultados e da empresa, mas se você sempre para no meio do caminho o único resultado que terá são um monte de iniciativas que gastaram tempo e dinheiro e não trouxeram nenhum retorno.

Ter iniciativa é muito bom, mas ter terminativa é ter a sensação de dever cumprido. E como fazer para sair do mundo das iniciativas e ir chegar a este mundo da sensação de dever cumprido que estamos chamando de Terminativa. Tem um caminho, vamos lá.

Defina claramente qual é o seu objetivo e motivo pelo qual quer chegar e busque entender quais são os problemas que podem te parar no meio do caminho. Deixe claro para você e, se for o caso, para sua equipe que o desafio é chegar até o fim e não simplesmente começar. Trabalhe com foco e lembre-se do motivo pelo qual começou esta jornada. Tenha potência para acelerar neste caminho cheio de descidas e subidas, mas que te levam ao seu objetivo.

É seu papel saber onde quer chegar. E que fique claro, defina o objetivo e faça com que ele seja sempre maior do que suas dificuldades. Esta é a chave!

Pense nisso e vai pra cima!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento