E você, já fez seu plano de negócios?

Em meio à crise e o risco eminente de uma possível demissão, que tal ter em mãos o plano B e realizar o seu tão almejado sonho, de abrir o próprio negócio?

Pois bem, a ferramenta ideal para por em prática esse objetivo é o Plano de Negócios, também conhecido como “plano empresarial”. Trata-se de um documento que define estratégias gerenciais desde o nascimento da empresa até sua maturidade. Com o plano de negócios, é possível delinear de maneira estrutural os objetivos que a empresa pretende alcançar e quais são os passos necessários para a alocação de recursos humanos, financeiros e tecnológicos, identifica também oportunidades e possíveis ameaças. Sendo assim, uma ferramenta imprescindível para a viabilidade e continuidade da empresa.

Os primeiros passos a serem dados para a elaboração do plano de negócios é a construção de uma estrutura gerencial, e essa não precisa ser muito complexa de início. Pois dependerá de alguns fatores como: fase de desenvolvimento, formas de comercialização, tamanho e componentes do mercado potencial.

Nessa primeira fase é importante traçar quais são os principais objetivos da empresa, levantar todas as informações pertinentes para o processo de elaboração do plano de negócios. Ou seja, definir um retrato fiel do ambiente interno e externo e, além disso, traçar o perfil do empreendedor. Pois acredite, o plano de negócios traz maior segurança para quem quer iniciar seu negócio com maiores chances de sucesso ou para quem já se encontra no mercado e quer ampliar sua rede ou trazer inovações.

É um documento que servirá como uma bússola para orientá-lo. Para que a mesma contribua de maneira eficiente, é necessário produzir uma estrutura gerencial forte e bem organizada. É importante ter nessa ferramenta as informações minuciosas sobre a sua atividade, produtos e serviços, clientes, concorrentes e fornecedores. A dimensão e qualidade das informações levantadas irão definir o trabalho e o tempo necessário para a elaboração do seu plano de negócios.

É importante também, que você tenha bem claro que para a elaboração de um bom plano de negócios, é fundamental o envolvimento ativo do empreendedor e se tiver uma equipe, que esta esteja engajada no processo de planejamento e comprometida com prazos e metas.

Com um bom plano de negócios em mãos, não tenha medo de arriscar e seguir o seu tão almejado sonho. Sucesso para você!

Referência:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/Como-elaborar-um-plano-de-neg%C3%B3cio

http://info.endeavor.org.br/ebook-guia-pwc-plano-negocios

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento