É viável investir em treinamento e capacitação, com essa “crise”?

Precisamos mudar nosso "mindset" ou o nosso padrão de pensamentos, nossa maneira de pensar. Para quem tem visão estratégica, crise é sinônimo de oportunidade

É justamente em momentos de crise, que devemos investir ainda mais em treinamento, capacitação e formação. Devemos ter a visão estratégica de que as crises são cíclicas, vêm e vão, fazem parte do nosso sistema econômico. Assim, devem ser encaradas como momentos de grandes oportunidades, para revisão de conceitos, mudança de paradigmas, aprendizado e melhoria contínua.

É viável e essencial investir em treinamento durante a crise, porque, quem se preparar adequadamente e souber aproveitar as oportunidades, vai sair fortalecido, vai sair na frente. Ao contrário, quem não tiver visão estratégica durante a crise, sairá enfraquecido e em grande desvantagem no mercado, quando mais esse ciclo passar. Precisamos mudar nosso "Mindset" ou o nosso padrão de pensamentos, nossa maneira de pensar. Para quem tem visão estratégica, crise é sinônimo de oportunidade.

Temos que ter a visão também, de que vivemos um momento de transição, de uma sociedade industrial, para a sociedade do conhecimento e das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Assim, vamos adquirir vantagens competitivas no mercado, pois o capital intelectual é cada vez mais, o principal diferencial das organizações.

Nesse momento de transição, para reter e desenvolver talentos, devemos investir nas pessoas, no seu aperfeiçoamento. Isso melhora o clima organizacional e os resultados, agregando mais valor aos negócios.

Há quem questione ou se preocupe com a seguinte questão: "Mas e se eu investir em treinamento e o funcionário sair da empresa?". Nosso principal questionamento ou preocupação deve ser o seguinte: "E se eu não investir em treinamento e o funcionário ficar na empresa?".

Também do ponto de vista da imagem da empresa, é fundamental que ela adote novas posturas e medidas práticas, para que seja vista pelo mercado como uma empresa sustentável, sob os aspectos econômico, ambiental e social, ou seja, demonstrar para a sociedade, que possui solidez econômica e financeira, mas que também cuida das pessoas e do planeta.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento