E se a busca pelo equilíbrio gerar um desequilíbrio
E se a busca pelo equilíbrio gerar um desequilíbrio

E se a busca pelo equilíbrio gerar um desequilíbrio

Essa cobrança insana que começa pelo equilíbrio, às vezes pode gerar um desequilíbrio

Parece que esse título está do avesso não é? Até porque em quase todos os bate-papos com algum guru, coaching ou em palestras algo natural de se ouvir é: "Você precisa buscar mais o equilíbrio…". E lhe pergunto, será?

E se essa busca pelo equilíbrio gerar um desequilíbrio daquilo que era certo?

Vamos por partes. O seu mundo, assim como o meu, tem exigido mais atenção em diferentes frentes. Assim, você precisa ser amigo, amante, pai, chefe, funcionário, estar conectado, ser visto nas redes, aparecer em eventos, cuidar de si mesmo... A lista é grande mesmo.

E isso gera cada vez menos tempo para cada vez mais coisas importantes, lhe deixando cada vez mais maluco. O grande problema que vejo é quando lhe perguntam se você está conseguindo equilibrar a sua vida. – A resposta geral é “Claro que não!”.

O problema que notei é que essa cobrança insana que começa pelo equilíbrio, às vezes pode gerar um desequilíbrio.

Vamos supor que você trabalhou muito nos últimos anos e agora está numa fase mais de curtir a família e os amigos e não está tão preocupado com o crescimento profissional. Ao ver essa frase você pode pensar – Opa, estou dando atenção apenas aos amigos e família, preciso voltar a trabalhar. E assim começa a querer ajustar novamente a balança.

Ou pior, começa a querer colocar pequenas horas para tudo, das 06:00 as 07:00 eu vou meditar, das 07:00 as 07:30 vou tomar café, 07:30 as 08:00 vou tomar banho e responder WhatsApp...

O nosso corpo tem desejos repentinos e tem espasmos de criatividade. Ele muitas vezes faz do desequilíbrio o seu próprio equilíbrio.

Ou seja, tem dias que você vai malhar mais e outros menos, e isso não é errado. Tem dias que você vai trabalhar mais, outros você vai arrumar mais as coisas. Entender que isso é normal ajuda a não ficarmos tão neuróticos com o equilíbrio.

Agora entenda, antes de criticar, que não estou falando para virar a vida la louca e esquecer sua agenda, compromissos e fazer só o que quer. Não é essa ideia aqui no artigo. O que estou falando é que não podemos nos tornar tão determinados em criar horários exatos e pontos exatos para o que queremos e podemos fazer, pois você estaria limitando, às vezes, excessos de energia e exigindo da falta de criatividade.

Alguns dias estou super animado para escrever, e se no meu “equilíbrio definido” eu só posso escrever um artigo por dia, posso deixar de escrever outros dois ou três que seriam ótimos. Assim, como me forçar a terminar uma proposta, quando minha mente não está conseguindo ajustar nada disso?

Claro que temos prazos que às vezes precisamos cumprir. E outras vezes nos empolgamos demais com as coisas e não podemos só fazer aquilo, existem outras atividades. Eu entendo... Eu vivo isso diariamente como você. Mas, o grande ponto aqui como Free LifeStyle é respeitar que essas vontades e não vontades, às vezes de trabalhar um pouco mais, às vezes de curtir mais, que não parecem estar exatamente em uma proporção correta, são o nosso equilíbrio momentâneo, aquilo que a mente e corpo estão buscando, portanto, respeite mais o seu desequilíbrio.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento