E quem não sonha em realizar-se profissionalmente?

“Busque seus sonhos” parece até uma frase de clichê, mas não deixa de ser um conselho sábio daqueles que acreditaram e, por isso mesmo, alcançaram

Desde pequenos somos motivados a escolher uma carreira que nos traga realização profissional e claro, retorno financeiro. Muitos profissionais, ao chegarem a certos patamares, entenderam que era preciso fazer o que gostam, sentir prazer no que fazem e encontrar sentido em seus trabalhos. Contudo, atingir esse ideal nem sempre é fácil e, muitas vezes, parece até impossível. Para isso, o primeiro passo é acreditar no sonho, na capacidade de realização e o quanto de energia é depositado para manter-se motivado no alcance de uma carreira tão sonhada.

A motivação é um equilíbrio dos fatores internos e externos: podemos nos sentir altamente motivados para uma tarefa (fator intrínseco) mas, ao mesmo tempo, perceber que o ambiente de trabalho não favorece (fator extrínseco). Ou seja, a motivação é sempre um fruto da relação entre a pessoa e o ambiente. Mas claro que, grande parte das pessoas que alcançaram o sucesso profissional contaram muito mais com a motivação intrínseca, mantendo o foco e a determinação em seus próprios objetivos, fazendo-os superar todas as dificuldades encontradas nos ambientes que tiveram que atravessar para conquistar o sonho de realização.

Dificuldades no dia a dia do trabalho são inevitáveis, assim como tudo na vida. Pessoas precisam de estímulos, isto é fato. Mas grande parte dos estímulos são reflexos de nossos esforços para realizar uma tarefa e dedicação para fazer um trabalho de qualidade. Como resultado, na maioria das vezes, o reconhecimento vem e você será aplaudido pelo bom desempenho das suas atividades, tornando-o ainda mais criativo e inovador.

“Busque seus sonhos” parece até uma frase de clichê, mas não deixa de ser um conselho sábio daqueles que acreditaram e, por isso mesmo, alcançaram. Antes de mais nada, seja o melhor naquilo que faz. Mesmo que todos os dias você tenha que fazer as mesmas coisas, destaque-se pela qualidade, pela motivação, pela alegria de servir e pelo prazer de trabalhar. E jamais se acomode. Junte todas as habilidades, experiências, aprendizado, reconhecimentos e construa a sua história. Jamais se construiu uma carreira em apenas um dia. Pelo contrário, foi preciso anos de dedicação, sacrifício e muita determinação.

"Seu trabalho é descobrir qual o seu trabalho, e depois se entregar de corpo e alma". (Buda)

Sucesso!

ExibirMinimizar
aci baixe o app