É preciso ser estratégico para se destacar nos negócios: mas como?

Muito se fala no meio corporativo que o profissional que gera valor possui perfil estratégico, isto é, tem como foco a sustentabilidade do negócio, atrai e inspira todos os stakeholders. Confira características ou comportamentos de um estrategista

Um profissional de sucesso, além de possuir certificados de graduação, pós-graduação e proficiência em línguas estrangeiras nas mais renomadas instituições de ensino; um currículo com excelentes experiências profissionais e entrega de resultados acima das metas, detém competências como liderança, potencial de desenvolvimento, trabalho em equipe, comprometimento, pró atividade, compartilhamento de conhecimento, perfil estratégico entre outras.

Muito se fala no meio corporativo que o profissional que gera valor possui perfil estratégico, isto é, tem como foco a sustentabilidade do negócio, atrai e inspira todos os stakeholders. Mas, afinal, que características e/ ou comportamentos predeterminam se um especialista é ou está sendo estratégico?

Identificar oportunidades que agregam valor aos negócios e à marca
O profissional que detecta novas oportunidades de negócios que façam com que a marca se torne ainda mais valorizada, demonstra o quão estratégico ele é. Entregar algo a mais além de produtos e serviços que venham acompanhados de bem-estar, responsabilidade social e ambiental, sentimentos, histórias, lembranças, sensações boas e relacionamento (da marca com os funcionários e outros públicos).

Enxergar mudanças atuais e futuras
Um olhar direcionado que anteveja problemas, permite que tanto a empresa quanto o profissional se preparem para superá-la sem traumas e tirando lição de como não repeti-los. Em uma companhia que possibilita aos seus colaboradores autonomia para que inovem e não só enxerguem mudanças, como também as implementem é mais uma característica estrategista.

Entender e compartilhar os valores e a missão da empresa
Ser um embaixador da marca que representa, estudando seus posicionamentos, compreendendo e compartilhando os valores e a missão da organização com seus pares, superiores e clientes.

Desafiar o status quo e assumir riscos
Não é preciso mudar de cargo ou de empresa para sair da zona de conforto. Você pode se desafiar no atual cargo em que se encontra, assumir riscos, estudar novidades, vender suas ideias e lutar para implementá-las.

Direcionar os esforços para as oportunidades e não para os problemas
Ter um olhar voltado para as soluções e não para os dilemas é outra característica do profissional estrategista. Não significa deixar de lado o problema, mas sim uma questão de mudar o foco para as possibilidades de solução.

Promover e sustentar a reputação da companhia
Ações e atitudes que disseminem e afirmem a reputação da empresa também colaboram para que o especialista deixe de ser operacional e se torne estratégico.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento