É possível ser feliz todos os dias?

Pesquisas mostram que a felicidade se encontra nas pequenas coisas da vida, muitas vezes despercebidas na rotina do dia a dia. Vivemos preocupados e acelerados correndo atrás de “coisas”, que mal temos tempo para aproveitar aquilo que já temos ao nosso redor. Muitas pessoas colocam energia naquilo que ainda não tem e, por isso perdem a oportunidade de aproveitar coisas simples e maravilhosas como a própria vida

É comum encontrar pessoas que me perguntam sobre a felicidade. Expressões do tipo: Como é possível? O que fazer para ser feliz todos os dias? Sempre respondo o que carrego comigo: A felicidade está nos pequenos prazeres da vida, cabem a cada pessoa observar em volta e descobrir o que te faz sentir feliz.

Pra você? O que é felicidade?

Pesquisas mostram que a felicidade se encontra nas pequenas coisas da vida, muitas vezes despercebidas na rotina do dia a dia. Vivemos preocupados e acelerados correndo atrás de “coisas”, que mal temos tempo para aproveitar aquilo que já temos ao nosso redor. Muitas pessoas colocam energia naquilo que ainda não tem e, por isso perdem a oportunidade de aproveitar coisas simples e maravilhosas como a própria vida.

Quantas pessoas nesse momento estão acamadas sem esperança? Muitas! Tenho certeza de que elas dariam qualquer coisa para ter saúde e aproveitar a vida. Infelizmente são poucos os que dão valor para aquilo que tem. A grande maioria está perdida em devaneios de como será o futuro e, se esquece de que tudo está acontecendo aqui, AGORA. John Lennon dizia; “A vida é o que está acontecendo enquanto estamos pensando no futuro”. Toda vez que você quiser reclamar de algo, pense sobre as maravilhas que você pode aproveitar HOJE! Não fique procurando a FELICIDADE nas coisas que você ainda não tem. Ser feliz é saber aproveitar o que se tem, contudo, isso não quer dizer que você deva abandonar suas metas, significa que você precisa aprender a aproveitar aquilo que tem, enquanto não conquista aquilo que deseja.

Será que existe uma “receita” para a felicidade?

A felicidade é uma escolha, diferente da alegria que é um estado emocional normal do ser humano. Você pode estar alegre ou triste dependendo do dia e das circunstâncias. Já a felicidade deve fazer morada no seu interior, exatamente para ser lembrada e apreciada, trazendo resiliência nos momentos difíceis da vida.

Para muitos a felicidade está ligada a bens materiais. Eu lhes digo que não há problema nenhum em construir riqueza, a vida que desejamos ter. Neste caso, a felicidade serve de complemento ao que se conquistou. A felicidade diária tem relação com algo maior, àquilo que dá sentido à vida. Você pode descobrir a felicidade diária através de perguntas internas: Qual o valor que dou a minha vida? Quem e onde estão as pessoas que me fazem sentir feliz? Qual epitáfio quero deixar quando não estiver aqui, como eu gostaria de ser lembrado?

Não transfira a sua felicidade para outras pessoas. Ela deve brotar dentro de você e ser compartilhada. Quando estamos felizes somos melhores como seres humanos. A felicidade reflete por onde passamos, atraindo mais coisas boas para a nossa vida.

Você sabe o que é FIB?

O indicador FIB, Felicidade Interna Bruta, vem como uma alternativa complementar as outras medidas de riqueza de uma comunidade que vai além do desempenho econômico traduzido hoje no indicador PIB, Produto Interno Bruto.

O FIB inclui atividades não monetarizadas como uso equilibrado do tempo, cuidados com a família, esgotamento de recursos naturais e bem estar humano. Com enfoque qualitativo, esse indicador gera discussões públicas, pró-atividade e protagonismo por parte da população.

O FIB no mundo

A utilização de indicadores de bem-estar vem, nos últimos anos, ganhando muita relevância em todo o mundo, e estão sendo implantados não somente no Butão, mas em outros países do mundo, tais como U.K., Tailândia, Canadá, e Austrália. No Brasil foram aplicadas nas cidades de Campinas, Angatuba, e Itapetininga no estado de São Paulo, e em Bento Gonçalves, RS e no núcleo rural Rajadinha, Brasília, DF.

FIB provê uma abordagem integral para medir o desenvolvimento, que incorpora fatores sociais, ambientais e econômicos, bem como outros contribuintes chave para o bem estar, tais como saúde, cultura e governança. É baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não deveria ser o crescimento econômico, mas a integração do desenvolvimento material com o psicológico, cultural e o espiritual – sempre em harmonia com a Terra.

No facebook, temos um time de Mulheres Especiais, cujo lema é a hashtag #euescolhiserfeliztodososdias onde abordamos temas diários capazes de nos fazer refletir sobre a felicidade existencial, aquela que vai além de recompensas materiais. Conheça hoje mesmo e venha fazer parte do nosso grupo.

https://www.facebook.com/groups/mulherespeciais/?fref=ts

A partir de agora você tem todas as possibilidades de encontrar as respostas para trazer de vez a felicidade para a sua vida. Comece a ser mais feliz hoje mesmo e viva intensamente cada segundo, cada minuto. A felicidade é para todos, sem distinção de raça, condições sociais, financeiras. O seu jeito de ser feliz será único e especial! Carpe Diem.

Deixo aqui o meu abraço e os votos de dias mais felizes!

Com gratidão.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento