É imprescindível ser líder coach no Brasil

A literatura é bastante enfática ao mencionar inúmeras vezes e de milhares de formas, que o mundo corporativo contemporâneo é composto por desafios diários. A maioria dos textos apontam a globalização e a rapidez com que o mercado e a economia se modificam como responsáveis pelos maiores desafios enfrentados pelos líderes. No entanto, pouco se fala dos desafios que a cultura, costumes, valores e crenças dos indivíduos que constituem o mercado de trabalho brasileiro podem impactar em todo um negócio

“O líder contemporâneo só será completo de for Líder Coach!”

A literatura é bastante enfática ao mencionar inúmeras vezes e de milhares de formas, que o mundo corporativo contemporâneo é composto por desafios diários. A maioria dos textos apontam a globalização e a rapidez com que o mercado e a economia se modificam como responsáveis pelos maiores desafios enfrentados pelos líderes. No entanto, pouco se fala dos desafios que a cultura, costumes, valores e crenças dos indivíduos que constituem o mercado de trabalho brasileiro podem impactar em todo um negócio.

Muitas vezes, eu tenho observado centenas de líderes saírem das Instituições de Ensino Superior, cursarem seus MBAs, repletos de teorias e modelos americanizados, e tentarem de maneira frustrada replicar aquilo que aprenderam, sem considerar o meio em que estão inseridos, ou as pessoas com quem estão atuando, trazendo milhares de prejuízos diretos ou indiretos as organizações.

No contexto brasileiro, antes de se considerar o projeto, o produto, a equipe, e a finalidade para com que o líder está se engajando, é necessário considerar que muito provavelmente você terá que desenvolver esses indivíduos, por uma questão histórica e cultural seu desafio no Brasil é um pouco maior. O desenvolvimento do líder para atuação do Líder Coach trará justamente ferramentas para que o líder possa através de uma forma sistemática adotar ferramentas de maneira formal ou informal para desenvolver as competências e habilidades de seus liderados1.

Reconhece-se ainda, que a mudança comportamental e de desenvolvimento pessoal deve partir primeiramente dos próprios líderes2 que por sua vez devem estar engajados com o desenvolvimento de sua mais alta performance em favor da organização, e consequentemente disposto a praticar com seus liderados os processos de coaching (formal ou informal) para obtenção dos resultados.

Sugere-se ainda, a preocupação com mensuradores que possam comprovar o desempenho e aumento de performance, antes e depois de uma atuação de Liderança Coach3.

Referências

1 - ARAUJO, Wendell da Silva. Coaching como ferramenta de desenvolvimento da liderança nas organizações. 2013. 93 f. Monografia (Graduação em Administração) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

2 - MILARÉ, Sueli Aparecida; YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Intervenção breve em organizações: mudança em coaching de executivos. Psicologia em Estudo, v. 14, n. 4, p. 717-727, 2009.

3 - AMARAL, Rosangela Coimbra Brasil; ANDRADE, Sandra Regina Fortunato Silva de. Líder Coach: o aumento dos resultados institucionais com a humanização da relação de trabalho – experiência da secretária de fazenda de minas, onde líderes e equipes ultrapassaram fronteiras. VI Congresso CONSAD de Gestão Pública. Brasília, 2003.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento