É errado ser tímido?
É errado ser tímido?

É errado ser tímido?

As frases mais faladas para o tímido e por que elas são bem chatinhas de se ouvir!

Desde sempre, o tímido foi subestimado pela sociedade e o movimento é justamente fazê-lo deixar de ser. Mas para quê? Imagine-se em um mundo que só tenha pessoas extrovertidas. Como tudo na vida, é preciso um equilíbrio e não seria diferente com os perfis da sociedade. Não seremos nunca iguais aos outros e forçar uma pessoa que não tem a menor chance de ser extrovertida a isso só provoca ira, em ambos os lados.

Pense em uma empresa: toda organização precisa da área comercial e o perfil de profissional recomendado é de uma pessoa que tenha uma postura mais aberta, extrovertida, além de experiência em técnicas de vendas. Se colocar um tímido pra vender, realmente pode não dar certo. Mas em uma área financeira, a secretaria da Diretoria, RH e áreas que necessitem de maior discrição, eles se encaixam perfeitamente.

Hoje, inclusive, as empresas de recrutamento fazem a seleção de acordo com o perfil. Não tem certo ou errado, apenas o perfil que mais se adequa à vaga ofertada. O que acontece é que, com o alto índice de desemprego, muita gente, mesmo não tendo o perfil daquela vaga, se candidata apenas pelo desespero.

Antes de irmos para as frases que as pessoas falam muito aos tímidos, e já estamos cansados delas, tem uma citação do Albert Einstein muito famosa nas redes sociais: "Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido."

Então, não forcem jamais uma pessoa a ser o que ela não é.

O que não se deve falar a um tímido:

1- "Nossa, você está calado (a), fale mais!" - claro que estamos calados, somos tímidos, ora! Se você percebeu, pare de falar o óbvio e experimente começar um assunto decente conosco! Justamente por sermos bem calados, costumamos ler muito, nos informar de diversos assuntos e ter um senso crítico apurado. Poderemos, uma vez iniciado, manter um assunto por horas!

2- "Você precisa ser extrovertido pra ter sucesso e se dar bem" - como falei acima, tem emprego para os diversos perfis de pessoas e a sociedade precisa da diversidade para estabelecer algumas bases como respeito ao próximo. Todo tímido aprende a se comunicar dentro de uma organização, mas não necessariamente precisará atuar fortemente no grêmio da escola, como representante de turma, como presidente da CIPA, entre outros. Uma comunicação eficaz e objetiva é uma coisa, ser extrovertido, político, é outra.

3- "Alaaaa ficou vermelho (a)!!!!" - lógico, e não me faça ficar mais. Um tímido jamais vai zoar qualquer pessoa, porque ficará com vergonha de fazer isso. Não precisa fazer o mesmo conosco. Poupe-nos.

4- "Não entendo como esse tipo de gente consegue se relacionar na vida" - eu escutei isso de uma colega de escola, em uma aula de Sociologia. A professora tentou contornar, mas a menina não desistiu. Na época, preferi continuar olhando pra ela com aquela cara de... tímida. Apenas selecionamos nossos círculos de amizades. Não precisamos conversar por conversar, conviver por conviver. Já temos que fazer isso diariamente com alguns grupos de pessoas (vizinhos, colegas de trabalho, parentes), portanto, se os amigos nos permitem escolher, vamos escolher mesmo. Ah, e principalmente aqueles que nos respeitam.

5- "Você precisa de tratamento, isso não é normal!" - timidez é normal! Mas é claro que é preciso observar o grau de timidez. Se a pessoa não quiser sair sequer do quarto, não falar sobre seus problemas com ninguém e tiver um comportamento completamente antissocial, pode estar relacionado com outras patologias e uma ajuda psicológica / psiquiátrica pode ser bem vinda. Mas já adianto que um tímido nunca vai deixar de ser assim. O que é essência continua.

É preciso respeitar a diversidade. Os maiores discursos sobre o assunto vêm de extrovertidos, políticos, pessoas que falam bastante e expõem seus pontos de vista mais facilmente, mas são os que menos respeitam os mais acanhados. Ao invés de travar essa batalha com eles, que tal se unir e provocar conversas e momentos de alegrias? Um tímido sempre surpreende quando os conhecemos melhor.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento