E-commerce: opção ou imposição?

Muito além da ideia de complementação das lojas físicas, uma empresa pode atingir novos mercados e novos clientes, geograficamente falando, não se limitando apenas ao varejo físico

As altas taxas de crescimento e o tamanho atingido pelo comércio eletrônico, ou e-commerce, no Brasil, fazem com que empresas dos mais variados níveis de atuação revejam suas estratégias de negócios visando à adequação a esta nova realidade que surge no mundo contemporâneo, motivado pela acessibilidade digital.

As vantagens são inúmeras. Muito além da ideia de complementação das lojas físicas, uma empresa pode atingir novos mercados e novos clientes, geograficamente falando, não se limitando apenas ao varejo físico, tendo, inclusive, a possibilidade de aumentar a exposição de seu portfólio de produtos. Neste sentido, qualquer pessoa que tenha acesso à Internet pode ser considerada um potencial cliente, o que se tratando de Brasil é um número significativamente interessante.

Neste momento, você pode estar se perguntando: e o que o coaching tem a ver com isso? Eu lhe explico. Atualmente, em um cenário executivo cada vez mais competitivo, profissionais devem estar atentos às mudanças e transformações de mercados e o coaching corporativo é um dos melhores caminhos para empresas, nos seus mais variados nichos e tamanhos, garantirem o seu sucesso.

Este novo modelo de consumo, se realizado de forma correta, é considerado de excelente custo-benefício frente às outras mídias avaliadas como tradicionais. É preciso saber se utilizar deste meio, no entanto. Entrar em um ambiente digital sem conhecer as expectativas de seu público com relação ao negócio pode ser prejudicial à imagem e à reputação da empresa. Caso contrário, o sucesso organizacional é iminente.

O coaching, neste caso, pode gerar novas ideias, novos insights a serem trabalhados, estimulando a criatividade, a motivação e o melhor desempenho de profissionais e, consequentemente, da empresa como um todo. Ser inovador, pensar diferente... tudo isso poderá ser estimulado e melhor trabalhado caso um processo de coaching seja instalado e trabalhado em empresas que pretendem crescer e conquistar novos mercados, objetivo de qualquer corporação.

O fato é que, atualmente, não estar inserido em meio digital, ou não saber se utilizar de tal, pode ser considerada uma grande ameaça a qualquer empresa. O mercado, os consumidores, praticamente impõe a participação de corporações em plataformas digitais sempre alegando conveniência. A opção de aderir ou não, e de crescer a partir da satisfação de seus clientes, cabe a estas empresas avaliarem.

E, é claro, questionar, inventar, refletir e evoluir sobre novas possibilidades são ações fundamentais, mas de extrema importância que é trabalhado o coaching.

Saiba mais sobre Coaching em www.abracoaching.com.br.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento