E a carreira, como vai?

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”. (John L Beckley)

Está chegando o final do ano, 2016 se aproxima e começamos a fazer novos planos. Muitos constroem listinhas com várias metas para cumprir, então eu lhe pergunto: na sua lista de metas e objetivos, sobrou algum espaço para a carreira? E a carreira, como vai? Está satisfeito? Se a resposta é sim, então planeje, se é não, planeje também! Planejamento é tudo!

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”. (John L Beckley)

Se a carreira vai bem, e está feliz com o que faz isso não o isenta de planejar para a manutenção do momento e posição em que se encontra. É importante estar procurando sempre investir em algum curso, ou habilidade que possa o diferenciar dos demais que estão no mesmo cargo ou função que você. Em dias de alta competitividade e tamanha mudança tecnológica, manter-se empregado é algo que necessita de bastante planejamento, atualização e estratégia. Aqui vão algumas dicas:

1 - Liste cursos que estão relacionados com sua área de atuação, verifique quais já tem e quais ainda necessita realizar;

2 - Procure identificar quais habilidades seria importante adquirir para realizar as atividades que executa com mais excelência;

3 - Trace metas com prazos bem definidos para a realização desses cursos. Não se esqueça de contar para sua liderança que está buscando atualização, isso demonstra que você tem interesse em estar “antenado” com a sua profissão.

4 – Lembre-se sempre que sua carreira e evolução pertencem a você e não à empresa. Não espere que a organização em que trabalha decida o seu futuro profissional. Passamos a maior parte de nossas vidas no trabalho, cerca de pelo menos 50 anos, estaremos abraçados ao trabalho e a carreira que escolhemos, então é bom que seja algo que gostamos e que a escolha do que faremos esteja em nossas próprias mãos.

Agora, se a carreira vai mal, está insatisfeito e quer dar um "up" em sua vida profissional, é hora de pensar bastante sobre aonde quer chegar. Nesse caso é importantíssimo ter bem definido o objetivo em questão para poder fazer um planejamento estruturado, com metas bem definidas de forma que não se gaste tempo e dinheiro desnecessariamente.

O primeiro passo, como disse, é saber aonde quer chegar. Depois, perceber o que falta para estar lá, ou seja, quais serão os passos a serem seguidas, as expertises são demandadas para o estágio onde se pretende chegar. Qual a formação exigida, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para tal? O autoconhecimento de suas aptidões é fundamental para escolha e decisão do futuro profissional que pretende.

E, segundo lugar, após planejar tudo o que deseja, comece elencando as prioridades e próximos passos para alcançar o seu objetivo profissional. Execute passo a passo, etapa por etapa para alcançar sua meta. Muitos de nossos objetivos e metas não saem do papel simplesmente porque nos sabotamos, ou seja, porque não estamos realmente envolvidos e comprometidos com as ações necessárias para o alcance do objetivo traçado. É importante saber que para executar quaisquer planejamentos precisamos obedecer aos seguintes passos:

1 – Identificar o Objetivo/Meta (Onde, quando e como eu quero chegar. Com prazo e data marcada.);

2 – Não perder o Foco (Nada de desvios!);

3 – Fazer o planejamento (passo à passo, etapa por etapa.);

4 – Agir (Sem ação não há resultados);

5 – Verificar os resultados (Isso favorece a motivação necessária para continuar);

6 – Buscar a Melhoria Contínua (Retroalimentação do processo);

O processo de Coaching é perfeito para executar todo processo de estruturação ou mudança de carreira. O Coach (profissional de Coaching) poderá apoiá-lo perfeitamente no ajuste/mudança profissional. Através da metodologia de Coaching é possível traçar e acompanhar metas de maneira sistemática para o alcance dos objetivos, aumentando potencialmente suas competências, habilidades e atitudes.

Tudo o que você deseja realizar está diretamente ligado à energia empregada para tal. Quanto mais focados e envolvidos com nossa melhoria, mais satisfeitos e realizados seremos em nossas vidas e projetos.

A carreira é o caminho profissional que escolhemos trilhar, ela nos pertence, por isso, assuma o controle, planeje e realize-se!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento