Duas formas de criar hábitos sem esforço

Elas são tão indolores que você mal irá senti-las

Criar novos hábitos pode mudar sua vida - se você começar a meditar, criar um simples hábito de se exercitar e comer mais vegetais, sua saúde e felicidade podem ser transformadas em questão de meses.

Mas manter um hábito pode ser difícil, porque a vida atrapalha o caminho. E nós ficamos desencorajados quando nossos hábitos são perturbados.

Como podemos criar hábitos sem esforço?

Irei compartilhar duas estratégias que eu achei preciosas:

1. Cair no hábito
2. Tirar proveito do seu smartphone

Elas são tão indolores que você mal irá senti-las. E sua vida pode ser mudada como resultado, com muito pouco esforço.

Cair no hábito

A primeira estratégia é não criar um hábito completo, mas deslizar até ele sem esforço.

Digamos que você quer meditar todos os dias. Em vez de reservar 20 minutos e um espaço de meditação para seu novo hábito… caia nele. Quando você estiver saindo da cama, apenas pare por alguns segundos e preste atenção na sua respiração. É isso, apenas por alguns segundos.

Isso é tão fácil que você mal irá notar o hábito. Não tente se tornar o maior meditador do mundo, não tente dominar o hábito, apenas faça alguns segundos dele e continue com seu dia.

Depois que isso se tornar algo que você faz sem pensar, tente fazer por 30 segundos, depois um minuto. Mas não se apresse nisso, espere uma ou duas semanas para aumentar. Irá parecer ridiculamente fácil.

Você pode tentar a mesma coisa com exercício - em vez de ir à academia ou fazer uma corrida de 30 minutos, tente apenas fazer uma flexão quando você for fazer uma pausa do computador. Apenas uma flexão. Ou tente fazer uma prancha abdominal enquanto assiste TV, por apenas 10 segundos.

Isso faz com que seja muito muito fácil começar.

Tirar proveito do seu smartphone

Essa é uma versão do Cair no Hábito… mas com a vantagem de que verificamos nossos celulares a todo momento.

É simples e óbvio: coloque uma foto com uma mensagem na tela de bloqueio do seu telefone. Por exemplo, coloque uma mensagem que diga "Respire" na tela de bloqueio. Ou talvez "Fique em forma".

Depois, quando você verificar seu telefone e observar essa mensagem, caia no seu novo hábito. Se o telefone disser "Respire", então preste atenção na sua respiração por apenas alguns segundos. Se ele disser "Fique em forma", então simplesmente faça uma flexão ou algo do tipo.

Óbvio que você não poderá fazer isso todas as vezes que você olhar para o telefone, mas se você fizer algumas vezes no dia, você estará caindo em um novo hábito sem esforço, e logo você estará no caminho para um hábito saudável que poderá mudar sua vida.

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