Driblando o favorecimento nas organizações

A afinidade no meio profissional é bastante necessária, mas esta em um grau elevado pode acabar trazendo insatisfações quando acaba oferecendo vantagem para alguns colaboradores e deixando os demais em total desvantagem

A afinidade no meio corporativo é muito importante para a integração de idéias e processos, tornando o ambiente mais harmonioso e gerando resultados ainda mais positivos. Mas esta em um grau elevado pode acabar trazendo insatisfações quando acaba oferecendo vantagem para alguns colaboradores e deixando os demais em total desvantagem. Lembrando que não se devem existir vantagens no meio corporativo, ambos formam um corpo e todos possuem os mesmos direitos.

O setor de Recursos humanos é o responsável por todas as atividades relacionadas à gestão de pessoas. Este setor visa não só atender as necessidades dos funcionários como também oferecer todos os recursos necessários para a boa execução de suas atividades. Levando em conta o problema abordado, o setor deve criar alternativas para neutralizar os efeitos gerados pela imparcialidade resultada da falha na postura profissional de alguns colaboradores, líderes e/ou superiores.

Foram criadas soluções para esses problemas, e estas serão apresentadas abaixo.

Normativas: Um conjunto de normas onde estão expostos todos os procedimentos e processos que devem ser realizadas caso um colaborador tenha uma atitude contrária as cláusulas apresentadas no contrato de trabalho. Todo o corpo passará pelo mesmo processo e terão como conseqüência as mesmas medidas disciplinares.

Lembrando que estas normas devem ser obedecidas independente do grau de afinidade de um líder e/ou superiores para com os colaboradores.

Treinamentos e palestras: É de notória importância que seja realizado freqüentemente treinamentos e palestras para os colaboradores, líderes e superiores com o objetivo de mostrar o quanto é negativo para o ambiente coorporativo os problemas resultantes da falta de postura profissional.

Pesquisas de satisfação: Estas são muito importantes para mostrar a visão que os colaboradores, líderes e superiores possuem do seu ambiente de trabalho e até mesmo da empresa. O setor de recursos humanos pode trabalhar em cima dessas opiniões e sugestões para criar planos de ações eficazes para prevenir ou neutralizar e excluir um problema já existente.

Gerente de conflito: Existir um profissional, que esteja sempre presente na operação gerenciando os conflitos que possam surgir por conta da falta de postura profissional. Este gerente aplicaria o seu conhecimento e contornaria a situação no ato do acontecimento fazendo com o que o ocorrido não atrapalhe no rendimento e resultados das atividades da equipe.

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