Café com ADM
#

Disneylândia!

Em tempos de mudança, os Estudantes herdam a Terra, enquanto aqueles que acham que sabem tudo e têm todas as ferramentas, encontram-se tendo que lidar com um mundo que não existe mais. Eu não considero um insulto ser chamado de agnóstico. Eu não quero saber daquilo que os ignorantes tem certeza - isso sim é ser um agnóstico.

Em tempos de mudança, os Estudantes herdam a Terra, enquanto aqueles que acham que sabem tudo e têm todas as ferramentas, encontram-se tendo que lidar com um mundo que não existe mais. Eu não considero um insulto ser chamado de agnóstico. Eu não quero saber daquilo que os ignorantes tem certeza - isso sim é ser um agnóstico.

A reunião mais babaca que existe em uma multinacional é a reunião de revisão de orçamento. Se os caras trabalham 11 meses por ano - já descontado o mês para férias - pelo menos 2 semanas a cada três meses, ou seja, 2 meses por ano - sendo muito otimista - são usados para revisar o plano de orçamento do ano.


Para essas reuniões, a Corporation deporta algum Vpob (vice president of bullshit) para passar duas semanas na companhia de outros cracházeiros na revisão do plano. O Vpob vem correndo, porque afinal, ele está precisando de algumas milhas no seu cartão de milhagem platinum. O próximo feriado de 4 de Julho está chegando, e o Vopb quer passar alguns dias em Cancun com a família sem ter que desembolsar um dólar sequer com as passagens.

Para decepção dos Vpobs, as corporations mais modernas, têm torrado o rico dinheiro dos CLIENTES em sistemas de vídeo conferência que ajudam a corporation a economizar com essas viagens. Nesses casos, o Vpob não precisa mais viajar, o carinha consegue fazer a revisão do plano via satélite, ele lá e a turma aqui.

"Eu tô vendo aqui no plano que vocês precisariam fazer 5", diz o Vpob, "Sim, é verdade, mas eu acredito que só vamos conseguir fazer 3", afirma o subsidiário, "Só 3? Hummmm", "Vocês são tão experientes, inteligentes, capacitados e CAMPEÕES de vendas, eu tenho certeza que se vocês se esforçarem um pouco mais vocês conseguem fazer 4", sentencia o Vpob, "Hum, você tem razão, vamos fechar em 4", confirma o subsidiário.

E assim está feita a revisão do plano. Simples assim, mas as vezes nem tanto. Você já reparou que o tempo de duração de uma reunião é diretamente proporcional ao número de participantes monidos de notebooks? Uma reunião com quatro carinhas monidos de notebooks leva 5x mais tempo do que uma reunião onde NINGUÉM usa notebook. Por que será? Será que é porque um deles está fazendo missa de corpo presente enquanto o espírito está no Outlook? Será que é porque o outro não entendeu nada do que acabou de ser dito porque está prestando atenção no messenger e na produtividade do Windows?

DESLIGA O NOTEBOOK!!!! Que cultura é essa que faz negócios sem olhar nos olhos das pessoas??!!! Que espécie de futuro é esse??? Como você espera viver no presente sem estar presente???

É preciso aprender a encarar a REALIDADE. Nós não vamos conseguir fazer 5, nem 4, talvez 3, por isso, NÃO PODEMOS ter sistemas de video conferência caríssimos, NÃO PODEMOS ter carros blindados do ano, NÃO PODEMOS almoçar em restaurantes onde a conta é superior a margem de lucro da empresa em meia dúzia de pedidos, NÃO PODEMOS ter o número de funcionários que temos, NÃO PODEMOS ter o escritório na Berrini só porque todos estão lá, NÃO PODEMOS trocar os computadores, NÃO PODEMOS pagar hora extra. ENCARE A REALIDADE! Nós temos o que temos e somos o que somos, vamos fazer acontecer agora e já.

DANE-SE O ORÇAMENTO MASCARADO! Eu quero saber o que você FAZ HOJE para ser MELHOR do que você foi ontem! Eu quero saber o quanto a sua performance é DIFERENTE da performance da concorrência. Essas, são as únicas MÉTRICAS que interessam, o resto é papo furado de Vpob.

ENCARE A REALIDADE!!! Você vale o quanto pesa? Todo centavo que cai na sua conta corrente é conseguido com MUITO SUOR CEREBRAL?!! Cada segundo que você passa dentro da empresa onde você trabalha é DEDICADO a trabalhar DIFERENTE do que foi ontem? Você sonha com um futuro que não existe ou você MERGULHA no presente HOJE?

Você ENTENDE o que vem antes de RESULTADOS?

Será que é MUITO TRABALHO?

INOVAÇÃO?

DIFERENCIAIS?

DINHEIRO?

EMPATIA?

NÃO!!!!!!!

COMPORTAMENTO vem antes de RESULTADO!

A maneira que você se comporta HOJE gera RESULTADOS hoje e amanhã.

Vamos dizer que você está pensando em abrir a sua própria empresa. Qual é a primeira coisa que você precisa para levantar a sua própria empresa?

Vamos fazer juntos uma lista das coisas que você precisa?

Se você tem COMPORTAMENTO de subsidiário da disneylândia, você vai responder:

1º. Idéia
2º. DINHEIRO
3º. Escritório
4º. Funcionários
5º. Sistemas
6º. Clientes

Se você tem COMPORTAMENTO de dono de parque de diversões de cidade pequena no interior do Ceará, você vai responder:

1º. Idéia
2º. CLIENTES
3º. CLIENTES
4º. CLIENTES
5º. Funcionário
6º. Sistema

ENCARE A REALIDADE! Você não bateu as metas do maldito orçamento do plano do mickey mouse, mas e daí? Se você não é uma corporation, e não tem Vpob para interromper o seu trabalho, prá quê perder tempo em revisar um plano de números inflacionados?

ENCARE A REALIDADE! A Ford vai cortar 30 mil pessoas nos próximos anos, a Volkswagen vai cortar 20 mil, a General Motors está sangrando bilhões de dólares todos os dias, e vai quebrar se não arrumar a casa nos próximos meses. O departamento de tecnologia juntamente com o departamento de segurança, limpeza, design, propaganda, atendimento ao cliente, jurídico, contabilidade, RH, logística, manufatura, planejamento e auditoria foram terceirizados e não pertencem mais a essas empresas.

Será que essa turma está encarando a realidade???

COM CERTEZA!!!!

ENCARE A REALIDADE! O que você fez HOJE é SUPERIOR ao que você fez ontem? O seu mês de Janeiro de 2006 foi DRAMATICAMENTE DIFERENTE do seu mês de Janeiro de 2005? Em que sentido? Por quê? E por que do porque? E porque não foi?

Disneylândia??? BAH!!!!

VOCÊ NÃO ESTÁ NA INDÚSTRIA DA DISNEYLÂNDIA!!! Você está na indústria do SER HUMANO. Nessa indústria, as únicas atrações que você precisa são DIÁLOGO e um belo pôr do sol todos os dias.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
Seu Amigo, Seu Irmão.
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

Quando você vai comprar o livro QUEBRA TUDO? O brinquedinho já está a venda em tudo quanto é lugar.

EU SOU FÃ DO SER HUMANO! E Você?

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.