Disciplina: a chave do sucesso

Tendo disciplina, conseguimos alcançar o sucesso tão desejado, desde que tenhamos uma total compreensão de sua importância. Neste artigo, iremos fazer uma reflexão sobre o que permeia esse tema. Boa leitura

Conversando com um colega professor, chegamos à mesma conclusão sobre o fator que desencadeia o sucesso para qualquer pessoa. A disciplina.

Muita gente odeia essa palavra e a repudia desde a sua infância, mesmo sem saber que teria grande importância na sua trajetória de vida. Pais, mães e educadores, responsáveis pela educação e formação de pessoas, cidadãs, esforçam-se numa força tarefa em busca de condicionar seus pupilos para melhor encarar o mundo e as atividades existentes.

Há quem acredite e defenda que disciplina é um conceito relacionado exclusivamente a gestão do tempo (pontualidade e assiduidade), mas é muito mais do que isso e exemplos são inúmeros: alimentar-se corretamente; escovar os dentes após as refeições, postura correta as sentar-se; conciliação entre estudo e diversão; dentre outros. A criança começa a se condicionar a uma postura que a levará a ser respeitada.

Na escola não é diferente e os profissionais de educação infantil sabem muito bem lidar com aspectos comportamentais. Depara-se com crianças totalmente distantes desse conceito, mas, em contrapartida, percebem outras que demonstram desde pequeninas, atitudes que retratam a formação disciplinar aprendida em casa, pelos responsáveis. Aí vem a necessidade de homogeneizar a turminha e direcioná-los no mesmo perfil.

Passam-se os anos, tornam-se adultos e colhem-se as consequências; e o dito popular se confirma: Colhe-se o que se planta.

Ser disciplinado leva as pessoas ao sucesso, às conquistas, por diversos fatores, como: melhor gestão de tempo, estabelecimento de metas e objetivos, compreensão analítica sobre administração, negócios e principalmente educação.

Na educação, a disciplina é extremamente importante, pois, diante da escolha consciente, e da compreensão da sua real necessidade, muito mais que somente representar conquista profissional, representa ser um instrumento de iniciação de um alicerce de conhecimentos necessários para um encontro, futuro, com tudo aquilo que sempre foi sonhado. Passa a ser visto como parte integrante do processo educativo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento