Direto ao ponto

A luta diária do empreendedor na busca dos resultados

Olá caros amigos,

Hoje aproveito este espaço para falar um pouco sobre as dificuldades que rodam a vida dos empreendedores, que por motivos diversos assumem os seus negócios e precisam gerar resultados, tomarei como base o livro “Direto ao Ponto”, do Alexandre Silva.

Pois bem, o empreendedor é alguém que num determinado momento assumiu o interesse de desenvolver um trabalho novo, deixando algumas vezes um emprego “seguro e estável” para se posicionar junto ao mercado. Cabe saber que esta decisão trará consigo conseqüências ao empresário que ele não vivia na “zona de conforto” do emprego “fichado”.

Não existem 30 dias de férias/ano, 13º salário, hora de entrar e hora de sair, atestado médico, etc... Cada dia é um novo desafio, precisa descobrir novos nichos de mercado ou fortalecer-se naquele que está inserido, buscar recursos financeiros e humanos ao justo custo o que nem sempre é possível.

O Alexandre Silva destaca 10 regras básicas e objetivas para o sucesso do empresário:

1. Nem sempre vai dar certo: Lidar com as frustrações entendendo que as variáveis são inúmeras e a capacidade de prevê-las são escassas.

2. Perseverar: Desistir nunca, assimilar as lições nas dificuldades aprimorando o futuro.

3. Ambição: A falta ou excesso desta é muito ruim, cabe dosar esta atitude para ela assumir a condição de virtude e nunca a de vicio.

4. Planejamento: Não planejar é o mesmo que planejar errar, planejar não é perda de tempo, planejar é um investimento.

5. Ousadia: Ousar é preciso, não se inova ou se cria sem ter ousadia.

6. Persistência: Nada pode demover o desejo de alcançar os resultados planejados, se necessário, replaneje, mas continue na busca do objetivo.

7. Humildade: Seja humilde em reconhecer as suas limitações e erros que possam ocorrer, quando necessitar busque ajuda e apoio pois é humanamente impossível saber tudo.

8. Aparecer: Prepare-se para quando for necessário se apresentar estar capacitado.

9. Saia da zona de conforto: Fora da zona de conforto estão as maiores oportunidades, caso queira se posicionar e pensar “fora da caixinha” não se limite a ficar no que te traz segurança.

10. Instabilidade do empreender x estabilidade do emprego: Acredite, apesar de todas as dificuldades, ainda há mais oportunidades no empreendedorismo do que no mundo corporativo.

Acreditando serem estes assuntos pertinentes e importantes para os empreendedores entrantes e os já experientes termino solicitando que compartilhem com a sua rede de amigos este artigo, pois estaremos com isto criando uma cadeia de valores importantes junto ao mundo empresarial.

Um abraço a todos.

ExibirMinimizar
aci baixe o app