Café com ADM
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Dicas para transformar-se num vendedor consultor

Fonte de novas idéias: Ajude seus clientes a reduzir custos , melhorar a produtividade, economizar tempo.
Faça as perguntas certas: Analise aquelas perguntas que você faz hoje. São extraordinárias? Fazem com que o seu cliente pense criativamente? Senão mude-as .Aqui estão algumas dicas para fazer perguntas consultivas:
• O que o faz pensar que ....?
• Como você escolhe .....?
• Onde você vê isso acontecendo...?
• Como você já usou ....?
• Quais tem sido suas experiências sobre isso?
• Se você pudesse mudar uma coisa sobre... qual seria?
• Como você acha que poderíamos melhorar isso?
• Que planos você fez em relação a iss?
Demostre que você tem o conhecimento: Vendedor que bate papo sobre futebol mostra seu conhecimento sobre futebol. Mas é isso que o cliente quer? O cliente quer que entenda do seu negócio.
Antecipe as necessidades do cliente: Ajude seus clientes a enxergarem e se prepararem para o futuro. Ao ajudar seus clientes a planejarem e se organizarem melhor, você é visto como um grande aliado.
Demonstre que você está aprendendo constantemente: Ficar estagnado é mortal. Mostre que está sempre aprendendo , tornando –se mais sofisticado e competente.
Torne-se parte do negócio do cliente: O objetivo hoje em dia é ser visto como um membro do time do cliente
Seja acessível: Seus clientes sentem-se mais seguros e ficam mais satisfeitos ao saber que podem contatá-lo 24 horas por dia .
Mantenha os olhos abertos para as novas tendências: Permanecer na crista da onda é uma maneira fácil de se diferenciar da concorrência Especialize-se: Clientes sentem –se mais à vontade com fornecedores que entendem o mercado no qual trabalham.
Se você não pode ajudar o cliente, seja honesto : Não existe maneira de uma empresa (ou vendedor) ser capaz de fazer tudo, nem o cliente espera isso. Clientes querem soluções boas e confiáveis. A prova do profissionalismo é dizer não.

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