Dicas para obter sucesso em uma entrevista de emprego
Dicas para obter sucesso em uma entrevista de emprego

Dicas para obter sucesso em uma entrevista de emprego

Listamos sugestões para que você passe uma imagem positiva de si e se destaque entre os demais concorrentes

A entrevista de emprego é um dos meios mais utilizados no processo de seleção dos profissionais para empresas. Portanto, sua chance de conquistar o emprego dos sonhos depende, entre outros fatores, da sua habilidade nessa fase. Para ajudá-lo nesse importante desafio, listamos sugestões para que você passe uma imagem positiva de si e se destaque entre os demais concorrentes.

Faça uma pesquisa prévia

É essencial conhecer a empresa em que pretende trabalhar. Entender a essência do negócio – missão, valores, clientes, desafios, posicionamento no mercado, além dos produtos e serviços oferecidos - ajudará a compreender o que a empresa espera dos candidatos e quais características são mais relevantes.

Personalize seu currículo

É possível que suas experiências profissionais sejam variadas. Por essa razão, é recomendável que se envie um currículo personalizado, realçando as virtudes que sejam de maior interesse para a contratante.

Seja pontual

Esse momento de triagem é a hora de mostrar o que você tem de melhor. Assim, atrasos são intoleráveis. Mostram falta de compromisso, organização, planejamento e responsabilidade por parte do candidato.

Esteja vestido de forma adequada para a ocasião

Cada empresa tem suas regras (explícitas ou não) de vestimenta. É preciso vestir-se de maneira adequada ao ambiente corporativo, a fim de mostrar seriedade e respeito ao cargo que almeja ocupar. Na dúvida, prefira as roupas mais formais.

Desligue o celular ou deixe no modo silencioso

Extremamente inconveniente será ter sua entrevista atrapalhada por um toque do seu celular. Demonstre foco e profissionalismo. Desligue ou coloque o aparelho no modo silencioso.

Deixe que o entrevistador conduza a entrevista

É o entrevistador que sabe quais informações lhe interessam na hora de selecionar os candidatos ao emprego. Portanto, deixe que esse profissional assuma as rédeas da conversa.

Responda o que lhe for perguntado de forma sucinta

Não fale pelos cotovelos! Clareza e objetividade contarão pontos na entrevista.

Mostre interesse. Faça perguntas

Por mais que você tenha feito uma extensa pesquisa prévia, é natural que não saiba tudo sobre o cargo ou até mesmo a respeito da empresa. Fazer algumas perguntas pontuais poderá demonstrar seu interesse, pesando positivamente a seu favor.

Não fale mal de seu emprego anterior

Vale a pena ressaltar realizações nos empregos anteriores, como forma valorizar a experiência profissional. Falar sobre suas responsabilidade e rotinas em seus trabalhos pregressos pode ser do interesse do entrevistador. Mas lembre-se: nunca fale mal dos antigos empregadores.

Observe sua linguagem corporal

Pesquisas apontam que a linguagem corporal é muitas vezes mais importante do que a própria comunicação verbal. Portanto, fique sempre atento aos seus gestos, postura e expressões faciais, pois eles dizem muito sobre você.

Não minta

É o entrevistador quem sabe com maior precisão as características e competências necessárias para o cargo em disputa. Portanto, seja sincero na hora da entrevista. Conseguir um emprego para o qual não está preparado trará consequências prejudiciais a sua imagem e histórico profissional. Ademais, os entrevistadores são hábeis em perceber mentiras no processo de seleção.

Evite dar palpites sobre a empresa

Alguns candidatos, no ímpeto de impressionar, optam por falar sobre o que fariam para resolver determinado problema ou simplesmente apontam defeitos que pretendem corrigir. Tal atitude, embora louvável, se mostra precipitada. Você ainda não trabalha na empresa, de forma que não tem contato mais íntimo com as dificuldades do negócio. Qualquer tentativa nesse sentido pode ser interpretada como pretensiosa.

Tenha autoconhecimento

É muito comum perguntar sobre as virtudes e defeitos do candidato. Para responder essa questão é fundamental se conhecer e entender o que a empresa espera de ti. Cabem as seguintes reflexões: quais são as suas competências que estão em sintonia com os interesses do empregador? Quais defeitos a empresa não tolera?

Não exagere nas piadas

Bom humor é importante, mas exagerar na dose pode passar uma imagem ruim. A seriedade do momento não permite tamanha descontração. Na dúvida, vale a regra da roupa, prefira ser mais formal a exagerar na informalidade.

Agradeça pela oportunidade

Ao final da entrevista reforce o interesse de ocupar a vaga disponível. Não se esqueça de agradecer pela oportunidade de ser ouvido. Para se destacar ainda mais vale enviar um e-mail formalizando os agradecimentos.

É importante que o candidato esteja atento as dicas supracitadas. Elas poderão destacar o profissional, fazendo com que este passe uma imagem positiva de si. Porém de nada adianta seguir todos os conselhos acima se o interessado não tiver qualificação profissional, competência e ética, entre outras qualidades essenciais para crescer no mercado de trabalho.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento