Dicas para manter um ambiente saudável na empresa

Mas claro que existe solução sim, basta um pouco de bom senso e criatividade para diminuir o impacto nas relações com seus funcionários, como as que listo a seguir

Este está sendo um ano de muitos desafios em especial ao que diz respeito à crise que o país está atravessando e manter um clima harmonioso na empresa não é fácil, mas é preciso, afinal de contas, se o clima entre os colaboradores não vai bem tudo começa a desandar, não é mesmo?

Mas claro que existe solução sim, basta um pouco de bom senso e criatividade para diminuir o impacto nas relações com seus funcionários, como as que listo a seguir:

  1. De imediato promova reuniões, de curta duração, para passar de uma forma mais otimista as novas ações que a empresa está tomando para melhor seus rendimentos.
  2. Conscientize a todos que ideias novas serão sempre bem-vindas e se algum colaborador deseja falar que se pronuncie o quanto antes e se a ideia for boa, que tal premiá-lo?
  3. Promova algum tipo de treinamento com o intuito de promover uma motivação extra para todos da equipe.
  4. Circule mais pela empresa e verifique sempre como está o ânimo do pessoal e se detectar funcionários tentando contaminar negativamente os colegas, chame-o em sua sala e tenha uma conversa para apurar os fatos.
  5. Vigie também sua própria fisionomia, pois o líder sempre serve de espelho para seus liderados.
  6. E quando for viável, promova uma campanha de solidariedade, tipo: recolher agasalhos ou alimentos para doação, essa é uma atitude que mexe muito com o emocional de todos.

Daqui por diante, não fique parado esperando as “coisas” melhorarem, faça você, líder, as mudanças necessárias para que sua equipe esteja sempre motivada, inspirada e capacitada para os dias difíceis que a empresa está passando.

Acredite: se nenhuma atitude for tomada, nada de novo acontecerá. E que mudanças radicais nada resolvem, porém, atitudes sensatas e bem articuladas, têm um o poder de transformar.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento